Se você se frustra porque o pãozinho comprado pela manhã já não é mais o mesmo na hora do café da tarde, saiba que existem alguns truques capazes de resolver o seu problema e fazer com que o pão fique fresquinho por muito mais tempo. Duvida? Então confira a seguir e, claro, coloque essas dicas em prática agora mesmo:
1. Comprou o pãozinho ainda quente? Então espere para guardar
É uma alegria chegar à padaria e sair de lá com um saco cheio de pãezinhos quentes, não é mesmo? O importante, nesses casos, é não deixar os pães fechados na embalagem enquanto eles ainda estiverem mornos. Além de prejudicar a textura do produto, isso causa umidade no pão e favorece a proliferação de fungos.
2. Não fatie todo o pão caseiro
Alguns mercados oferecem a opção de fatiar o pão grande, conhecido como caseiro. Isso pode até ser prático, mas vai fazer com que o pão perca a sua maciez muito mais rápido.
O ideal, portanto, é comprar o pão inteiro e fatiá-lo apenas conforme a necessidade de consumo.
3. Armazene o pão do jeito certo
Vale para qualquer tipo: francês, baguete, de leite, caseiro etc. Nada de colocar o pão em embalagens plásticas ou na geladeira. O ideal mesmo é que o pão seja envolto em sacos de papel ou de pano. Feito isso, guarde-o em um lugar seco, arejado e longe da luz do Sol.
4. Você faz pães em casa? Então congele o que sobra
Se você cozinha, é bem provável que asse mais de um pão de cada vez — essa é, inclusive, uma boa dica para economizar gás. O fato é que demorar para comer o pão caseiro não é um bom negócio, mas você pode resolver o problema congelando os pães extras.
Embale bem o pão em um saco plástico e leve ao freezer, onde ele poderá ficar por até três meses. Retire da geladeira um dia antes do consumo.
Viu só como dá para manter seu pão fresco por mais tempo? Agora é só colocar essas dicas em prática e fazer bonito na hora do café.