Aprenda, de uma vez por todas, a usar o alho-poró em receitas

Taí um ingrediente que, apesar de versátil, ainda é pouco consumido pelos brasileiros.

Responda sem trapacear: você sabe como se usa o alho-poró? Quantas vezes você se lembra de comprar esse ingrediente quando vai à feira ou ao supermercado? A verdade é que muitas pessoas simplesmente não sabem como utilizar esse vegetal nas receitas que preparam em casa.

continua depois da publicidade

A seguir, descubra como usar o alho-poró nos seus preparos culinários:

1. Primeiro, aprenda a comprar alho-poró

Assim como qualquer outro vegetal, é preciso saber escolher o alho-poró para garantir que você não esteja levando um produto velho para casa.

continua depois da publicidade

O ponto ideal é quando as folhas estão verdes escuras e o talo, branco, brilhante e firme. Se as folhas estiverem amareladas, melhor não comprar.

2. Como consumir alho-poró

Você pode comer esse vegetal cozido, refogado, assado ou até mesmo frito. É possível incluí-lo em receitas como sopas, cremes, omeletes e yakisoba, só para citar alguns exemplos.

Até mesmo as folhas mais escuras, que costumam ser descartadas, podem servir para deixar aquele caldinho de sopa ainda mais aromatizado.

continua depois da publicidade

3. Como cortar o alho-poró

Não tem segredo: basta lavar com cuidado e fazer um corte na base, para retirar a raiz, e outro perto das folhas. Dessa forma, você aproveita o caule do alho-poró e pode usá-lo em diversas receitas — na maioria das vezes, basta cortá-lo em pequenas rodelas.

A seguir, confira uma deliciosa receita com alho-poró como ingrediente principal:

Sopa de alho-poró com batata

Ingredientes:

continua depois da publicidade
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
  • 3 batatas médias cortadas em cubinhos;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • 1,2 litro de água;
  • 2 xícaras (chá) de alho-poró cortado em rodelas.

Modo de preparo:

  1. Coloque metade do azeite em uma panela média e aqueça em fogo alto. Acrescente a batata, o sal e a pimenta-do-reino. Refogue brevemente. Adicione a água e deixe cozinhar, com a panela tampada, por 20 minutos ou até que a batata esteja macia.
  2. Retire do fogo e reserve até amornar.
  3. Transfira a batata morna para o liquidificador e bata por 3 minutos, até obter um creme homogêneo.
  4. Coloque o restante do azeite em uma panela média e aqueça em fogo alto. Acrescente o alho-poró e refogue bem, por 3 minutos, até que ele fique levemente murcho.
  5. Adicione a mistura da batata sobre o alho-poró e cozinhe por 5 minutos em fogo alto, mexendo para não queimar no fundo. Corrija o sal, caso seja necessário.
  6. Retire do fogo e sirva.

Viu só como esse ingrediente não é um bicho de sete cabeças? Agora é só se lembrar dele da próxima vez que for à feira.