O Shih Tzu é um dos cãezinhos mais queridos entre os tutores que gostam de cachorros de porte pequeno. Com pelos macios, focinho achatado e orelhas grandes e caídas, ele é carismático e encanta a todos ao seu redor com sua fofura.
Por ter essas características, que fazem muitas pessoas adorarem o Shih Tzu, há muitas dúvidas e curiosidades sobre a raça. Sabendo disso, selecionamos para você sete curiosidades incríveis sobre os cães da raça Shih Tzu. Confira.
1. Origem chinesa
Acredita-se que o Shih Tzu tenha origem chinesa. Existem teorias que apontam que o cãozinho foi originado no Tibete, quando era representação de um “cão sagrado”.
Alguns rumores, inclusive, afirmam que os cães da raça Shih Tzu eram os pets favoritos da família real chinesa durante a dinastia Ming.
2. O nome Shih Tzu significa “cão-leão”
O nome da raça Shih Tzu significa “cão-leão”. O nome surgiu em virtude de sua aparência, que é parecida ao do grande felino somado a uma lenda de que o Gautama Buddha – popularmente conhecido como Buda – havia rodado a terra montado em um leão.
3. Uma das raças de cães mais antigas
As informações sobre a origem do cão Shih Tzu, assim como ocorre com outras raças de cachorro, são baseadas em pinturas e objetos datados de milhões de anos atrás, o que faz acreditar que o doguinho dessa raça é um dos mais antigos.
Além disso, há documentos que descrevem os cães como presentes do Império Bizantino para a China, o que comprova a ancestralidade da raça.
4. A pelagem dos cães Shih Tzu
A pelagem do Shih Tzu pode apresentar até 19 combinações de cores. Incrível, não é? Entre as mais comuns estão o preto e branco, dourado e branco, marrom e branco, todo preto, vermelho, chocolate e cinza.
Outra característica marcante dos pelos do cãozinho é a faixa branca na parte da frente da cabeça e no rabo.
5. Uma das raças favoritas dos brasileiros
Quando o assunto é raças de cães favoritas entre os brasileiros, o Shih Tzu ocupa a segunda posição do pet mais procurado por tutores. Segundo algumas pesquisas, esses cãezinhos peludos representam 11,4% dos cachorros no Brasil.
6. O Shih Tzu é um animal companheiro
Embora algumas pessoas não saibam, o Shih Tzu tem como objetivo de vida amar e ser amado pelos seus tutores e, por isso, um dos traços mais marcantes da sua personalidade é o companheirismo.
Sendo assim, quem deseja adotar um doguinho dessa raça pode esperar ter um amigo fiel em todas as horas, até mesmo nas mais inapropriadas, como as idas ao banheiro.
7. Shih Tzu é teimoso
A teimosia é outro traço bastante característico da personalidade dos cães da raça Shih Tzu. Por isso, é importante que o tutor saiba que o processo de adestramento pode exigir um pouco mais de paciência. No caso, vale a pena começar a adestrá-lo desde filhote, para conseguir ensinar os truques básicos sem dificuldades.