A natureza faz um trabalho incrível quando o assunto são as frutas, não é mesmo? Além de ricas em nutrientes e em sabor, a beleza de cada uma delas é inegável. Quando o assunto é beleza, a pitaya é uma fruta que certamente se destaca: com uma casca pink e uma polpa branquinha e cheia de sementinhas pretas, ela é realmente um dos charmes da feira.
Mas você sabe como dá para consumir essa delícia?
1. In natura
É totalmente possível consumir a pitaya in natura na hora do seu lanchinho da tarde. Seu gosto fica mais pronunciado quando a fruta está madura, o que você pode conferir apalpando a casca para sentir a textura — o ideal é que ela não esteja dura nem macia demais, mas sim no meio-termo entre uma coisa e outra.
Para esse consumo, corte a fruta ao meio e retire a polpa com a ajuda de uma colher, da mesma forma que você faz para comer a metade de um mamão papaya, por exemplo. Não precisa adicionar açúcar, hein?
2. Na salada de frutas
A pitaya dá um toque especial à sua salada de frutas. Para isso, prepare a sobremesa como de costume e insira cubinhos de pitaya em meio aos outros ingredientes. Não se esqueça de adicionar os cítricos que tanto combinam com essa fruta elegante: morango, laranja, kiwi, uva, abacaxi, etc.
3. Drinks e sucos
Você só precisa usar a criatividade na hora de criar sucos e drinks com a pitaya. Combine essa fruta com outras da estação, bata no liquidificador e acrescente gelo. Simples assim! Uma dica boa também é fazer drinks de pitaya com água de coco para uma bebida refrescante e saborosa!
Viu só como não tem segredo? Agora, da próxima vez que você encontrar pitaya à venda no mercado ou na feira, não se esqueça de comprar.