Apesar de serem animais independentes e não se submeterem a ordens com facilidade, os gatos podem surpreender seus tutores nos pequenos gestos do dia a dia. A sagacidade é marca registrada na maioria dos felinos, mas algumas raças se destacam quando o assunto é inteligência: seja para se adaptar a mudanças, participar de brincadeiras, responder a comandos ou até mesmo para conviver melhor com seus tutores.
Por outro lado, alguns gatos podem ser adestrados, caso o adestramento respeite o instinto e espaço dos bichanos. Mas como saber se um gato é inteligente?
Alguns fatores são responsáveis por definir se um gato é, ou não, inteligente. Mas, primeiro, é preciso saber que os felinos possuem 250 milhões de neurônios no córtex cerebral, que são células associadas ao pensamento e ao comportamento de qualquer ser vivo.
E um dos fatores que ajudam a definir a inteligência do gato é a genética. Raças de gatos inteligentes costumam reproduzir filhotes com o mesmo nível ou até um nível superior de inteligência. Mas isso não é uma regra comum a todos os felinos.
Outros fatores são uma boa alimentação, estímulos e um acompanhamento com um profissional adestrador de gatos. Todos eles podem tornar qualquer bichano um verdadeiro gênio.
Vale notar que a inteligência dos gatos está relacionada à interação com outras espécies, se ele consegue, ou não, aprender algo quando é ensinado, se consegue se adaptar bem a ambientes diversos, se vocaliza com frequência e consegue estabelecer uma comunicação, além também de ser capaz de superar suas dificuldades quando está sozinho.
Agora que você já sabe um pouco sobre a inteligência dos gatos, confira a seguir a lista que preparamos com os sete gatos mais inteligentes do mundo:
- Gato Siamês;
- Gato Sagrado da Birmânia;
- Gato Angorá;
- Abissínio;
- Bengal;
- Sphynx;
- Gato Vira-Lata.