A expectativa de vida das pessoas no Brasil, conforme relatório divulgado pelo IBGE em 2021, é de 76,8 anos, o que coloca os seres humanos entre os animais que vivem por mais tempo. Além de nós, no entanto, existem outros bichos conhecidos por sua longevidade. Conheça, a seguir, sete animais que vivem muito:
Hidra
Esse animal cnidário habita águas doces e pode simplesmente viver para sempre, afinal os cientistas não encontram sinais de envelhecimento ou deterioração com a passagem do tempo. Para ajudar, a hidra tem células que se regeneram através da clonagem.
Água-viva
A espécie de água-viva Turritopsis dohrnii é outro animal praticamente imortal, capaz de renovar suas células e tecidos de forma automática. Mesmo depois de chegar à fase adulta, essa água-viva consegue se regenerar e voltar a ser uma “bebê”.
Esponja
Pelo visto a longevidade tem a ver com o fundo do mar, não é mesmo? As esponjas são animais que podem viver por milhares de anos — não, você não leu errado. Em 2012, um estudo divulgado pela Chemical Geology relatou a idade de uma esponja da espécie Monorhaphis chuni: aproximadamente 11 mil anos!
Coral negro
Capazes de viver por centenas de anos, os corais negros se regeneram ao longo da vida — um coral da espécie Leiopathes foi encontrado no Havaí com 4.265 anos de idade!
Quahog do oceano
Esse tipo de marisco vive no Oceano Atlântico e é uma criatura realmente longeva. Em 2006, um quahog encontrado na Islândia tinha 507 anos de idade!
Verme tubular
Esses animais que mais parecem caules de bambu são capazes de viver por mais de três séculos! Já pensou? Além de conseguirem se regenerar, os vermes tubulares praticamente não têm predadores, o que facilita sua sobrevivência.
Tubarão-da-Groelândia
Esse gigante dos oceanos Ártico e Atlântico pode viver por pelo menos 272 anos — o tubarão mais velho chegou aos 392.