O segundo planeta mais próximo do Sol, Vênus, está a 41 milhões de quilômetros da Terra, sendo o vizinho mais próximo. Afinal, Marte está a 62,1 milhões. Mas mesmo com essa proximidade, ainda existem muitos mistérios para solucionar.
A última descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores, liderados por cientistas da Universidade da Califórnia, e apresentada na Nature Astronomy. Através de um radar que passou pela superfície do planeta, concluiu-se que um dia em Vênus dura 243 dias terrestres. O mesmo experimento permitiu a estimativa do grau de inclinação e o tamanho do núcleo do corpo celeste.
Para sermos mais exatos, o dia lá equivale a 243,0226 dias terrestres, quase oito meses daqui. Porém, mesmo com todo o esforço, os valores não são exatos, porque a taxa de rotação da Estrela D’Alva sofre constantes variações, por isso as medidas podem variar um pouco para mais ou para menos.
Essas variações são devidas à atmosfera do planeta, que é 93 vezes mais massiva que a da Terra. Como ela toca constantemente o solo rochoso, isso acaba acelerando ou reduzindo a velocidade da rotação. Esse fenômeno também acontece na Terra, mas a variação aqui é de apenas 0,001 segundo por dia.
Comparando ainda com nosso planeta, a inclinação dele é quase dez vezes menor possuindo 2,6382 graus, com a nossa sendo de 23 graus. Já o núcleo é bem parecido com o nosso e possui 3,5 mil quilômetros de extensão, entretanto não sabemos se ele é sólido (como o nosso) ou líquido.