A cena é clássica: você apaga as luzes, deita em sua cama, fecha os olhos e espera dormir, sem sucesso. Às vezes, mesmo cansados e tentando pegar no sono, a sensação que temos é a de que dormir não é uma tarefa das mais simples.
Se você se identifica com esse cenário, tente colocar em prática as dicas que separamos aqui e que podem fazer com que você durma mais cedo e melhor. Confira:
1. Revise seus hábitos
Não é fácil mudar hábitos antigos, especialmente de uma hora para a outra. Por isso, revise a sua rotina e tente fazer pequenos ajustes em seu estilo de vida. Isso inclui atitudes básicas, como não beber café depois das 16h, evitar bebidas alcoólicas, deixar seu quarto escuro e fresco, evitar telas à noite e, claro, fazer refeições leves perto da hora de dormir.
Mas não se preocupe em fazer isso de um dia para o outro. Mude aos poucos o que for possível.
2. Pratique atividades físicas
Um corpo fisicamente ativo tem necessidade de descansar quando a noite chega. Só tente não ir para a academia muito perto da hora de dormir, pois aí o efeito pode ser contrário.
3. Aprenda a meditar
A meditação é uma atividade extremamente importante para a sua saúde mental e também para a qualidade do seu sono. Existem diversas meditações guiadas na internet e também em aplicativos de celular. Não custa tentar!
4. Faça do seu quarto o ambiente perfeito
Na hora de dormir, mantenha as cortinas fechadas, as luzes apagadas e o quarto arejado. Tudo isso colabora para que você pegue no sono com mais facilidade. Ah, e não se esqueça de trocar a roupa de cama frequentemente!
5. Deixe os problemas de fora
Muitas vezes não conseguimos dormir direito porque começamos a pensar em boletos, crises no casamento, problemas no trabalho. Tente ao máximo deixar esses pensamentos distantes na hora de dormir — a meditação ajuda nesse aspecto também.
6. Evite cochilos durante o dia
Se você tem dificuldades para dormir, não é uma boa ideia tirar aquele cochilo longo depois do almoço, pois isso pode atrapalhar ainda mais o seu sono à noite. Se for coisa rápida, como 15 minutos de duração, tudo bem, mas mais do que isso não é recomendado.
Essas dicas servem apenas como tentativas em casos esporádicos de insônia ou dificuldade para dormir mais cedo do que o normal. Se você tem problemas persistentes de sono, não hesite em procurar ajuda médica.