Quarto planeta do Sistema Solar e palco de inúmeros filmes e séries, Marte parece ser um caminho quase natural para a humanidade visitar depois de termos conseguido conquistar a Lua e estarmos com uma nova geração de exploradores espaciais.
Mesmo daqui da Terra conseguimos saber de muitas coisas. Isso graças tanto à evolução dos equipamentos para captação de dados do espaço quanto às diversas missões que já pousaram no Planeta Vermelho.
Confira a seguir algumas curiosidades sobre nosso vizinho:
1. Calotas polares
Marte tem em sua superfície calotas polares que se alteram durante o ano. Mas, diferentemente da Terra, elas não são compostas de água congelada, mas sim de dióxido de carbono em estado sólido.
2. Duas luas
Se uma pessoa estivesse deitada em Marte admirando o céu, ela poderia procurar por dois pequenos satélites que orbitam o planeta, Fobos e Deimos. Para que esse momento lindo seja possível, no entanto, ela teria que se esforçar muito, afinal esses dois corpos celestes são mais de 100 vezes menores que a nossa Lua.
3. Vulcão gigante
Com aproximadamente três vezes o tamanho do Everest, o Monte Olimpo é o maior vulcão do Sistema solar — medindo impressionantes 624 km de diâmetro e 25 km de altura.
Atualmente, ele não está mais em atividade, mas só de imaginar o estrago que uma erupção poderia causar, já dá até para sentir um arrepio.
4. Muito frio
Mesmo com uma aparência de calor para nós terráqueos (porque essa é a sensação passada por aquelas fotos dos seus desertos vermelhos), Marte, devido a sua atmosfera muito rarefeita, tem temperaturas que variam de -10 ºC e -140 ºC.
Agora, já conhecendo um pouco dos pontos turísticos e do clima, é só esperar o lançamento das primeiras excursões para poder visitar nosso vizinho e trazer uma coleção de souvenires da terra vermelha.