O Brasil é conhecido pelo mundo afora por sua imensa biodiversidade. Aqui, há diversas plantas de outros continentes que se adaptaram muito bem ao solo e clima do país, como a exemplo da uva, melancia, banana, manga e do abacaxi.
Mas, hoje, você vai conhecer cinco espécies de plantas tipicamente brasileiras que crescem bem em vasos e jardins, sendo ótimas opções para se cultivar em casa. Confira abaixo.
1. Cabeludinha
Presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a cabeludinha floresce duas vezes por ano. As suas flores se transformam em pequenas frutas amarelas, que decoram jardins. A planta pode ser cultivada em imóveis menores, mas desde que haja espaço com meia-sombra.
2. Falsa-érica
Também conhecida como cufeia ou cúfea, a falsa-érica pode ser cultivada em vasos ou entre pedras. A planta é delicada e necessita de meia-sombra. As pétalas podem ser brancas ou arroxeadas. Ela é bastante usada em jardinagem e paisagismo devido a sua capacidade de florescer ao longo de todo o ano.
3. Ipê-amarelo
O ipê-amarelo é ideal para arborizar áreas urbanas, casas de campo ou até mesmo imóveis que possuem uma vasta área aberta. Originária da Mata Atlântica, ela floresce, principalmente, em julho.
4. Pitangueira
A pitangueira é uma árvore de pequeno a médio porte, podendo ser cultivada em jardins ou vasos grandes. Para plantar, é só colocar um caroço ou a própria fruta pitanga na terra. Embora goste de clima úmido e quente, ela cresce bem em temperaturas amenas.
5. Manacá-da-serra
Manacá-da-serra é uma flor caracterizada por crescer até quatro metros de altura e apresentar pétalas que começam brancas, ficam rosas e “terminam” arroxeadas. A planta precisa ser podada periodicamente e ter seus galhos e folhas secas retirados para se manter bonita.