Os latidos dos cães servem para que eles possam se expressar. Isso indica que eles se “comunicam” com as pessoas ou outros animais por meio dos latidos. Às vezes, querem chamar a atenção e, em outros momentos, é como instinto de defesa. Todavia, devemos entender que os latidos em demasia podem expressar algo de errado com o cachorro.
Muitas vezes, esses latidos são respostas por algumas falhas do próprio tutor que pode não perceber que o animal possa estar sofrendo algum problema referente aos tratos. Existem vários motivos para que um cachorro desenvolva latidos frequentes, como a busca por interação, medo de alguma coisa que viu, ouviu ou sentiu, sinal de alerta por iminente perigo, proteção do seu território, entre outros.
O primeiro passo para tomar uma providência é identificar as causas do latido. Geralmente, quando o cachorro late de forma exagerada e ininterrupta, ele pode estar com um quadro de ansiedade ou de solidão. Cães ansiosos tendem a ficarem muito mais agitados em determinados momentos e, por isso, emitem vários latidos durante o dia e até mesmo a noite.
Em casos corriqueiros, a situação pode ser resolvida com petiscos, brinquedos e um pouco de atenção. Mas, em situações recorrentes, é necessário outras medidas. Um dos motivos para latidos constantes pode ser alguma espécie de dor que o cão venha a sentir.
Um cachorro que sente dores pode se manifestar de forma inquieta com os latidos, sempre vem acompanhado de grunhidos e gemidos. É importante ficar atento quanto a isso. Em caso de permanência dos latidos recorrentes, o melhor é consultar um profissional veterinário.
O que fazer para reduzir os latidos dos cães
Entre as medidas mais comuns, está a aproximação. Mantenha-se sempre próximo ao seu pet. Quando o cachorro se sente sozinho, tende a ficar mais tenso e expressar isso através do latido.
Nunca agrida o seu cachorro para ele parar de latir. O cachorro não entende que o latido é algo que incomoda as pessoas. Busque praticar atividades físicas com ele, brincadeiras, sobretudo porque ele irá gastar as energias.