Muita gente tem uma dúvida sobre o leite para cães e gatos, será que podemos dar leite de caixinha ou outro que temos em casa aos nossos pets? A resposta geral é não. Isso porque quando filhotes, tanto cães e gatos, por serem mamíferos, precisam do leite, mas o materno ou o industrializado específico para esses animais. Porém, à medida que crescem, tendem a produzir menos lactase, que se trata de uma enzima que é responsável por promover a quebra da lactose.
Dar leite de vaca, seja o pasteurizado ou de caixinha, pode gerar quadros de diarreia, vômitos, cólicas, desconfortos intestinais, flatulência e muitos outros problemas. Cães e gatos que desenvolvem intolerância à lactose correm um risco ainda maior de terem uma alergia alimentar.
Por isso, o leite deve ser evitado a cães e gatos. Quem busca algum leite alternativo, tais como de soja, coco, amêndoa ou outro semelhante, a indicação é a mesma. Na fase adulta de cachorros e gatos, o leite é totalmente dispensável.
As rações secas e úmidas são as mais indicadas aos seus animais, mas vale ressaltar que a alimentação e dieta de seu animal deve ser subordinada a uma indicação de um profissional veterinário.
Existem aqueles que acreditam que o leite de outros herbívoros, como ovelhas e cabras, podem ser dados a estes animais; outro engano. Os petiscos para cães e gatos é melhor que o leite e possuem muitos nutrientes que fortalecem seu animal com resultado comprovadamente melhor.
Em caso de pessoas que possuem filhotes recém-nascidos, que estão sem a mãe para amamentá-los, uma dica é recorrer aos chamados sucedâneos, como os leites preparados industrialmente para substituir o leite materno. Mas é sempre importante seguir a recomendação do veterinário que saberá indicar qual o melhor tipo de leite para o seu pet.