O Maine Coon é uma das mais antigas e tradicionais raças de gatos das Américas. Foi mencionada pela primeira vez em 1850, nos Estados Unidos, mais especificamente no Maine e até se tornou um símbolo dessa localidade.
A primeira coisa a chamar a atenção nesse bichano é o tamanho, afinal esse é um dos maiores gatos do mundo (inclusive tem o impressionante recorde mundial de um metro e vinte centímetros de comprimento).
Todo esse tamanho não vem acompanhado com nada de selvagem, pelo contrário: os animais dessa raça são super carinhosos com os humanos. Além disso, raramente miam, a maioria na verdade emite mais um sonzinho baixo e suave que surpreende aqueles que têm a sorte de conviver com esses bichinhos.
Uma coisa legal do Maine Coon é que diferentes donos terão gatos com aparências diversas, já que todas as cores e padrões podem aparecer neles. Ainda assim, os mais comuns são: tabby marrom (clássico ou cavala), amarelo, prateado e preto.
A pelagem desses gatos é dupla, ou seja, há dois tipos de pelo. O primeiro é bem denso, mas o subpelo é fino e macio, sendo que a pelagem externa é flutuante com comprimento médio. As orelhas também possuem tufos de pelos bem posicionados em suas pontas.
Outra característica marcante é uma cauda longa e bem volumosa, que chama a atenção de todo mundo quando fica levantada durante seus passeios. Além de grande é também muito fofa, pois nos dias mais frios o pet costuma enrolá-la em volta do corpo para se aquecer, então ela quase se mistura com os fios, fazendo o bichinho parecer uma verdadeira bola de pelos.
Tudo isso combinado faz do Maine Coon uma das raças mais elegantes de se ver desfilando na sua casa, além de um verdadeiro companheiro que irá adorar passar horas deitado no seu colo, causando inveja nas visitas. E aí, você teria um bichano desses em casa? Sim ou com certeza?