Saiba o motivo de Jennifer Lopez estar ligada com a criação do Google Imagens

Veja como um vestido usado pela atriz e cantora mudou totalmente os algoritmos do buscador.

Essa parece uma história daquelas de pescador, mas a verdade é que se trata de um fato que aconteceu mesmo, há alguns anos. Tudo começou em 2000, quando a mundialmente famosa Jennifer Lopez usou um vestido da Versace na premiação do Grammy.

continua depois da publicidade

O modelo em questão era um vestido em tons de verde e azul, totalmente exuberante, e com um decote bastante profundo. Não demorou para que o look da atriz e cantora se tornasse o grande assunto da noite, afinal o público adora comentar as roupas utilizadas pelos famosos em eventos de tapete vermelho.

O problema é que a busca gigante por imagens do vestido usado por JLo foi simplesmente um recorde nos registros do Google, mas, ao contrário do que pode parecer, isso não foi uma boa coisa, pois os internautas simplesmente não conseguiam encontrar fotos da musa com o modelo que tinha causado tanto alvoroço. Ou seja: recorde de buscas, mas também de decepções.

continua depois da publicidade

A crise gerou a mudança

Naquela época, há 22 anos, a ferramenta de busca não permitia que os usuários pesquisassem imagens na plataforma. Em vez da aba como conhecemos hoje, o que havia era apenas um campo de busca que gerava links, mas não fotos.

A saída era, então, abrir todos os links que apareciam nos resultados e torcer para que as fotos do look de Jennifer Lopez tivessem sido publicadas no artigo, o que nem sempre acontecia.

Foi a partir desse acontecimento que o CEO do Google na época, Eric Schmidt, resolveu criar uma forma de buscar apenas fotos. “Na época, foi o termo de busca mais popular que nós já havíamos visto. Mas nós não tínhamos um tiro certo que pudesse dar aos usuários exatamente o que eles queriam: JLo usando aquele vestido. Assim nasceu o Google Imagens”, explicou Schmidt em um artigo sobre o tema.

continua depois da publicidade

De lá para cá, as ferramentas de busca dentro do Google só cresceram e se aprimoraram, e é bem possível que a maioria das pessoas não saiba até hoje que, por trás da busca rápida por imagem, está a musa de Hollywood e seu vestido esverdeado.