Melhor ficar longe: confira 9 animais mais perigosos do mundo

De insetos minúsculos a feras de grande porte, confira nossa lista com nove dos animais mais perigosos do mundo.

O mundo é fascinante e o que o torna mais incrível são os seres que nele habitam, estes vão desde os pequenos micróbios e bactérias até os animais gigantes. Mas, neste vasto planeta com tantos seres, é de se esperar que alguns possam representar perigo para nós, seres humanos. Dito isso, aqui vamos listar nove animais considerados os mais perigosos do mundo.

continua depois da publicidade

Como não poderia ser diferente, o nível de periculosidade de um animal não se classifica pelo seu tamanho nem pela dor gerada por seu ataque, mas pela taxa de mortalidade provocada. Desta maneira, não seria surpresa que em nossa lista o primeiro ser vivente do planeta considerado mais perigoso seja um mosquito, responsável por mais de 1 milhão de mortes de humanos por ano.

Embora muitos não queiram classificar um mosquito entre os animais mais perigosos do mundo, ele se encaixa nesta soma e, junto com muitas outras espécies, consegue ter um poder de mortalidade avassalador.

continua depois da publicidade

Mosquito

Existem diversos mosquitos que transmitem doenças que matam milhões de pessoas anualmente. Em nossa lista podemos elencar o Aedes aegypti, que causa diversas doenças como zika, dengue, chikungunya e febre-amarela, e o Anopheles, causador da malária e outras doenças.

Assim, esses pequenos insetos podem ser extremamente perigosos para o ser humano.

Cobra

A cobra pode ser classificada como um dos seres mais perigosos do planeta, todavia, somente aquelas que possuem veneno e são classificadas como peçonhentas.

continua depois da publicidade

Existem muitas cobras com alto poder tóxico presente em seu veneno e muitas vivem no Brasil, como a cascavel, surucucu-pico-de-jaca, jararaca e coral. Entre as mais venenosas do mundo, podemos destacar a taipan-do-interior, naja e a cobra-marrom.

O cinema deu grande notoriedade a uma cobra muito comum no Brasil que é a sucuri, fazendo dela uma das mais temidas do mundo, no entanto, trata-se de uma cobra sem veneno. Seu tamanho impressiona, mas os casos de pessoas atacadas é muito baixo.

Hipopótamo

Chegamos a um animal de grande porte que, segundo dados científicos, é responsável por aproximadamente 500 mortes anualmente.

continua depois da publicidade

Trata-se do hipopótamo, que não é nativo destas terras tupiniquins. Este é um animal extremamente selvagem e costuma atacar humanos quando se sente ameaçado. Caso encontre um animal destes, o melhor a fazer é manter uma distância bem segura.

Crocodilo

Ao olharmos um crocodilo, temos a sensação de que voltamos milhões de anos e estamos diante de um animal pré-histórico. E isso não está totalmente errado, haja vista que fazem parte de um grupo de dinossauros ainda vivem entre nós.

Os crocodilos representam uma mortalidade muito grande, sobretudo, em países da África e na Austrália. Estima-se que em todo o mundo, os crocodilos matam mais de mil pessoas por ano. Ao se deparar com um crocodilo, o melhor a fazer é manter distância. Deixe o enfrentamento a este animal apenas para os personagens de cinema.

continua depois da publicidade

Mosca Tsé-Tsé

Outro habitante do planeta que representa alto risco de periculosidade é a pequena, mas letal, mosca-tsé-tsé. Ela parece uma mosca normal de frutas, mas sua picada transmite diversas doenças. Uma delas é a tripanossomíase africana, ou doença do sono, responsável por cerca de 10 mil mortes por ano.

Escorpião

Nesta lista não poderiam faltar os escorpiões, que são extremamente perigosos, sobretudo, as espécies encontradas no Brasil. O escorpião-amarelo e o de cauda preta possuem veneno suficiente para matar uma pessoa.

As picadas de escorpiões ocorrem muitas vezes em ambientes domésticos, sendo que o número de mortes ultrapassa os 3 mil por ano. Entre seus sintomas, destaca-se a parada respiratória, sendo as crianças as mais vulneráveis ao veneno do escorpião, sobretudo, aquelas em idade até 7 anos.

Tigre

Sabe-se que pelo menos 400 pessoas morrem por ano sob o ataque desse animal, muito comum na Rússia, China e Sul da Ásia.

Os tigres atacam em situação de caça ou simplesmente como instinto de defesa. Por ser veloz, forte e ter um alto poder de destruição em sua mordida, este felino é considerado um dos mais perigosos do planeta.

Elefante

Este gigante da vida animal é outro grande perigo, responsável por cerca de 500 mortes por ano. Isso mesmo, estamos falando dos elefantes que, além do peso, possuem uma tromba poderosíssima para ataques.

A investida do elefante nada tem a ver com alimentação, haja vista que consome arbustos e plantas, mas seu instinto de defesa faz com que se torne agressivo. É bem verdade que os elefantes de zoológicos e aqueles de circo não possuem a mesma agressividade por estarem mais acostumados com humanos, mas os selvagens já provocaram muitas mortes.

Leão

Os leões são responsáveis por cerca de 250 mortes por ano e, de fato, atacam pelo instinto de caça e defesa. Considerados reis da vida animal, eles são muito agressivos e destroçam a presa em questão de segundos.

Os ataques, evidentemente, são frequentes na África. Mas mesmo em zoológico é importante manter a distância destes animais e não facilitar na hora de visitá-los. Alguns casos de ataques a visitantes de zoológicos já foram registrados ao redor do mundo, afinal, estamos falando de um animal carnívoro que pode ver o ser humano como uma presa.

Então, aqui está nossa lista dos nove animais mais perigosos do mundo, embora existam outros também extremamente perigosos, tais como tubarões, lobos, leopardos, onças-pintadas (encontradas no Brasil) e até cães. É sempre bom saber quais animais são perigosos e se afastar o máximo para não se tornar mais uma vítima nas estatísticas de ataques.