Se você acha que o calor do Brasil chegar a ser insuportável em determinadas épocas do ano, com a temperaturas tão elevadas que a única forma de se refrescar ao longo do dia é indo à praia ou piscina, ou investindo em um ar condicionado ou ventilador, saiba que há lugares muito mais quentes no mundo, com temperaturas que ultrapassam os 50°C.
Alguns lugares, inclusive, registram temperaturas tão altas que chegam a ser inabitáveis, como por exemplo, o deserto de Dasht-e Lut, no sudeste do Irã, que chegou a registrar nos anos de 2004 e 2005, 74°C.
Cinco cidades mais quentes do mundo
1. Al ‘Aziziyah (Líbia)
Há uma controvérsia sobre qual é a cidade mais quente do mundo. Isso porque, em 1992, a cidade de Al ‘Aziziyah, na Líbia, registrou a impressionante temperatura de 57,8°C. Por isso, naquela época, a região ganhou o título de lugar mais quente do mundo.
Porém, em 2017, a Organização Mundial de Meteorologia, reconheceu que o Vale da Morte, na Califórnia, é o lugar mais quente do planeta. O deserto californiano também registrou os impressionantes 57,8°C.
2. Dallol (Etiópia)
A cidade de Dallol, na Etiópia, já registrou a temperatura de 60°C. O calor escaldante do lugar é devido a sua proximidade com o vulcão Dallol. Por conta da alta temperatura, a cidade é considerada fantasma, pois não há sequer um só residente.
3. Wadi Halfa (Sudão)
Wadi Halfa, no Sudão, é considerada uma cidade de extrema pobreza. Ela fica localizada no deserto do Saara, na fronteira com o Egito. Para chegar ao lugar, é necessário pegar um trem ou alugar um carro.
Vale notar que as suas hospedagens não têm muito conforto. Em relação à temperatura, Wadi Halfa já chegou a registrou uma média de 53°C.
4. Lut (Irã)
Localizada no sudeste do Irã, Lut já registrou temperaturas de 70°C. Porém, diferentemente das cidades acima listadas, a região é cercada de lagos, o que oferece uma sensação de frescor.
5. Tirat Tsvi (Israel)
Essa cidade, às margens rio Jordão, na fronteira com a Jordânia, fica no vale Beit Shean. Em 21 de junho de 1942, ela alcançou a temperatura de 54°C, considerada a maior já registrada da Ásia, embora haja questionamentos sobre a validade dessa medida.
Mas, de qualquer forma, os dados indicam que a temperatura naquele dia ficou entre 53,6°C a 54,4°C.