Ter uma gata exige cuidados. Afinal de contas, ela pode entrar no período do cio e, quem sabe, até aumentar a família além do desejado. Por isso, é importante saber quando ela está no cio e o tempo que dura. Os cuidados com a gata no cio ainda se torna um pouco mais difíceis; ela se torna mais agressiva, comportamento mais inquieto e mudanças repentinas.
O cio é o período do ciclo reprodutivo e os especialistas chamam de estro. Nessa época, a gata está com o nível de hormônios reprodutivos altíssimos e, assim, a vontade do acasalamento faz com que ela passe a mudar o comportamento para conseguir atrair os machos.
Se a intenção é promover o cruzamento para ter filhotes, é o momento ideal. Mas, caso queira evitar, é importante procurar um veterinário para aplicar um remédio que impede que a gatinha fique prenhe.
Como identificar uma gata no cio
Geralmente, uma gata quando entra no cio apresenta maior frequência na urina e sempre com um odor mais forte e em lugares esporádicos. Além disso, a gata ainda se torna mais dengosa, carente e buscando mais proteção do tutor. Outro comportamento que denuncia o período do cio são os miados altos, sobretudo no período noturno.
Ao entrar no período de cio, a gata começa a se esfregar no chão, a cauda fica mais afastada e geralmente se deita em posicionamento de cópula. Até mesmo o andar da gata no cio é diferente.
Duração do período do cio
Ao todo, são pelo menos cinco fases do período do cio das gatas, sendo que a primeira fase é o proestro. Essa época dura de 1 a 2 dias, mas o tempo geral é de 5 até 20 dias. Na segunda fase, a gatinha já entra, de fato, no período do estro ou cio, tornando-a mais agitada. Na terceira fase, a gata entra no interestro quando já não existe mais ovulação, momento que ela não teve a cópula.
O período de descanso pode durar 7 dias. Na fase quatro, ela entra no anestro, quando ela já não está mais no cio. Por último, é o diestro, quando entra na ovulação sem ter cruzado.
Agora que você já sabe identificar o período fértil de sua gata, o melhor é ficar atento e saber utilizar o conhecimento conforme o previsto. Antes de dar algum remédio para evitar que sua gata fique prenhe durante o cio, o melhor mesmo a se fazer é buscar ajuda de um profissional veterinário.