Muitos de nós já presenciamos um halo solar. Só não sabíamos que tinha esse nome. Halo solar envolve uma condição climática específica e um fenômeno de óptica. Embora pareça que está lá em cima e ao redor do Sol, ele ocorre numa distância aproximada de 17 km do solo – na chamada troposfera. Um caso recente de halo solar foi identificado em Belém do Pará no último dia 15 de janeiro.
O halo solar se caracteriza por um círculo ao redor do Sol com cores iguais às de um arco-íris. Isso ocorre quando os raios solares são dispersos pelos cristais de gelo presentes na nuvem. Devido à estrutura dos cristais ser hexagonal, surge o formato arredondado do halo solar. Esse formato é chamado de refração.
A refração consiste, basicamente, numa mudança de direção e velocidade da luz quando essa passa de um meio para outro. Assim, entendemos que os cristais de gelo presentes na atmosfera atuam como pequenos prismas, que vão promovendo a decomposição da luz branca do Sol em todas as cores primárias.
Em linhas gerais, o halo solar é a dispersão da luz da mesma forma como vemos na formação do arco-íris. Esse mesmo fenômeno ocorre em relação à lua, porém as cores mais escuras não podem ser visualizadas nitidamente como ocorre com o Sol. No Brasil, é muito comum algumas pessoas registrarem o fenômeno natural, que, aliás, é uma bela visão para nossos olhos.
O tipo de halo solar pode variar. Isso porque depende da forma dos cristais e sua orientação na atmosfera. As nuvens que formam o halo solar são denominadas de Cirrostratus por estarem carregadas por cristais de gelo. Nos últimos dias, diversas cidades nordestinas registraram casos de halo solar, principalmente nos estados de Pernambuco e Paraíba.
No Polo Sul, também recentemente, foram divulgadas imagens de vários fenômenos envolvendo o halo solar. O interessante é que o halo solar foi identificado de duas maneiras: círculo e pilar. Um dos mais bonitos halos solares é o que se forma criando uma ilusão óptica de mais de um Sol. Na Antártida, é comum aparecer o halo solar neste formato.