Existem variadas cores de gatos. Independente da raça, elas são muitas e podem nos ajudar a entender um pouco da personalidade deles. Além dos sentidos genéticos nas cores, ainda destaca-se o sentido exotérico. As cores dos gatos são definidas por questões genéticas, a presença de melanina define a cor dos pelos.
A informação genética da melanina está presente nos genes X do animal. Assim, por exemplo, pode-se definir uma velha máxima de que a maioria dos gatos de três cores são fêmeas, como muita gente afirma. De fato, é possível ter uma definição aproximada disso, pois como as informações das cores estão presentes no cromossomo X, ele é capaz de determinar as cores. Gatos machos são XY e as fêmeas XX, e o macho pode ser de uma cor clara ou escura e a fêmea ter mais de duas cores.
Gato de cor preta
Os gatos pretos podem possuir uma personalidade mais introspectiva. São bem mais tímidos e, igualmente, mais tranquilos. É uma espécie de gato que é dócil e amigável, passa a maior parte do tempo dormindo.
Os gatos pretos costumam fazer companhia ao tutor, principalmente quando esse está fazendo alguma atividade e ele se aproxima.
Gato de cor branca
Os gatos de cor branca costumam ser mais ariscos até se acostumarem, tendem a ser mais reservados. Mas quando têm a confiança, acabam se tornando mais carinhosos com os seus tutores. Também são desconfiados com as visitas, porém não negam um carinho.
Gato de cor laranja
O gato de cor alaranjada é considerado o mais carinhoso de todos. Não é de ficar sozinho e aproxima-se mais das pessoas. Possui muita energia e, ao ser estimulado, brinca mais que os demais gatos. Outra características dos gatos laranja é a capacidade de adotarem hábitos de adestramento, como por exemplo, mantendo um local de dormir sempre naquele lugar.
Gatos rajados
Esses gatos, talvez, sejam os mais comuns no Brasil, sendo dóceis e gostam de brincar demais com seus tutores. Trata-se de uma raça de gatos com grande instinto de curiosidade. Se dão muito bem com visitas e precisa ser submetido a muitas atividades para gastar a alta carga de energia que possui.