2022 terá muitos eventos astronômicos. Inclusive, o ano já começou com o periélio, que é quando a Terra fica mais próxima do Sol. Para este ano de 2022, estão previstos fenômenos como uma dezena de chuvas de meteoro, alinhamento entre cinco planetas e os eclipses. Ao menos dois eclipses lunares totais devem acontecer, além de dois eclipses solares parciais.
Os dois eclipses solares parciais devem ocorrer numa distância de seis meses de um para o outro. Como sabemos, fenômeno acontece quando parte da lua cobre o Sol, mas não completamente. O primeiro ocorrerá no dia 30 de abril e o segundo no dia 25 de outubro de 2022.
No caso do primeiro, ele será visível numa determinada faixa do Oceano Pacífico Sul e nas regiões Sul e Oeste da América Latina. Poderá ser visto em países como Argentina, Peru, Chile, Uruguai, entre outros. No Brasil, apenas uma parte poderá ser vista.
Já o segundo eclipse, que ocorre em outubro, não poderá ser observado por esta parte do Ocidente. Ele será visível na Groenlândia, Islândia, parte da África, Ásia e uma grande parte da Europa. Porém, Portugal, que também está no continente europeu, não terá como ver o eclipse parcial.
Outros fenômenos astronômicos
Nesta terça-feira (04/01), ocorre o pico da primeira chuva de meteoros com possibilidade de ser visto por pessoas que estão no Hemisfério Norte. Nos dias 15 a 29 de abril, ocorre mais uma chuva de meteoros. Já nos dias 4 e 5 de maio, acontecerá a terceira e maior deste ano de 2022 e poderá ser vista no Hemisfério Sul. Outras três chuvas de meteoros ocorrem nas seguintes datas:
- 11 e 12 de agosto sendo possível observar no Hemisfério Norte;
- 20 a 21 de outubro podendo ser observado de forma geral de qualquer lugar;
- A partir da segunda semana de dezembro, ocorrerá a última chuva de meteoros chamada de Gemínidas com mais de 100 meteoros por hora.