Como surgiu a lenda do Papai Noel? Ela foi inspirada em quem? Confira

O Bom Velhinho nem sempre foi da forma como estamos acostumados a vê-lo, e sua origem tem a ver com um santo e uma lenda.

O Papai Noel é, sem dúvidas, uma das figuras mais importantes da cultura ocidental, mas se você acha que o Bom Velhinho surgiu para distribuir presentes no Natal, saiba que não é bem assim. A história por trás da lenda do Papai Noel tem uma inspiração bastante curiosa e peculiar, sabia?

continua depois da publicidade

Tudo começou no ano de 280 d.C., quando São Nicolau de Mira ficou famoso por ajudar pessoas necessitadas na Turquia. Durante a noite, ele costumava deixar moedas escondidas nas chaminés das pessoas mais pobres, e seus milagres, que o fizeram ser beatificado pela Igreja Católica, estavam sempre relacionados a problemas financeiros das pessoas menos favorecidas.

Seu milagre mais famoso foi quando São Nicolau pagou o dote de três moças que eram filhas de um casal muito pobre. Naquela época, não casar as filhas era um grande problema, até mesmo porque era comum que as mulheres solteiras e pobres acabassem recorrendo à prostituição.

continua depois da publicidade

Dia 6 de dezembro é a data que se comemora o Dia de São Nicolau, e é por isso que muitas pessoas montam suas árvores de Natal nesse dia. O santo acabou se tornando padroeiro da Rússia, da Noruega e da Grécia.

Outra figura que também é considerada uma das precursoras do Papai Noel é a do Velho Inverno, uma lenda que conta a história de um idoso que batia de porta em porta pedindo comida durante os meses de inverno; quem ajudasse o velhinho, tinha a sorte de passar um inverno tranquilo com a sua família.

O que significa a figura do Papai Noel?

Agora você já sabe que duas personalidades antigas, a de um santo e a de uma lenda, têm relação com a imagem do que hoje conhecemos como Papai Noel. Seu significado, portanto, tem a ver com generosidade, altruísmo, amor ao próximo e bondade, o que combina perfeitamente com Jesus Cristo, o grande aniversariante de dezembro.

continua depois da publicidade

As primeiras representações do Bom Velhinho eram de um homem magro em algumas versões e, em outras, de um duende. Isso mesmo: antigamente, o Papai Noel era um duende. Suas vestimentas também não eram as mesmas que conhecemos hoje, mas sim roupas em tons de verde e marrom.
A imagem do Papai Noel como conhecemos hoje foi oficializada em 1931, graças a uma campanha da Coca-Cola.

E aí, você já sabia das histórias por trás da figura do Papai Noel?