No mês de novembro deste ano, terá início a missão Double Asteroid Redirection Test (DART), ou Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo, uma parceria da Nasa com outras organizações, onde uma espaçonave colidirá contra um asteroide. A nova missão com espaçonave da Nasa faz parte de ação de proteção da Terra.
A ação será realizada de forma proposital e, segundo a Nasa, com objetivo de demonstrar, em grande escala, a tecnologia de Redirecionamento de Asteroide duplo pela Nasa, que poderá defender o planeta de objetos que possam causar danos graves.
Nova missão com espaçonave da Nasa
A missão Dart será lançada em foguete Falcon 9 da SpaceX da Base da Força Espacial, localizada em Vandenberg na Califórnia, nos Estados Unidos. O alvo será um asteroide, denominado Dimorphos, com 160 m de diâmetro, que orbita o asteroide Didymos próximo à Terra.
A missão faz parte de um grupo de ações teste para analisar a alteração do movimento de asteroides no espaço. O Dart será a primeira etapa e a colisão acontecerá a cerca de 24 mil quilômetros por hora. A trajetória da espaçonave será guiada por um software de navegação autônomo e uma câmera.
Apesar de ser iniciada em novembro, a missão será efetivada apenas em setembro de 2022. Depois, a Agência Espacial Europeia lançará sua missão Hera, em 2024, para acompanhar o asteroide e avaliar os resultados do redirecionamento do sistema.
Vale salientar que essa será a primeira vez que humanos alteram a dinâmica de um corpo espacial de forma significativa.
A partir dos dados coletados ao longo dos anos por meio dessas missões, será possível alterar, melhorar e até criar estratégias de defesa do planeta, principalmente quanto à força que é necessária para alterar a órbita de um asteroide que esteja próximo à Terra e possa colidir com o planeta.