No dia 24 de novembro, às 2h20 (horário de Brasília), será executada a missão Dart da Nasa. A intenção será de redirecionar ou impactar o movimento de um asteroide que estará próximo e pode representar uma ameaça à Terra.
- Governo planeja benefício temporário para a concessão do vale gás nacional
- Última parcela do auxílio emergencial já tem prazo de pagamento
A missão Dart, um Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo, vai ser lançado em foguete Falcon 9 da SpaceX da Base da Força Espacial, localizada em Vandenberg na Califórnia (EUA).
O alvo da missão é o asteroide Dimorphos, uma pequena lua com 160 m de diâmetro, que orbita o asteroide Didymos próximo à Terra. Esse sistema foi descoberto há duas décadas.
A missão será a primeira demonstração em grande escala desse tipo de tecnologia de Redirecionamento de Asteroide duplo pela Nasa. O objetivo é defender o nosso planeta de objetos que possam causar danos graves.
O Dart é a primeira etapa de métodos de teste para a alteração do movimento de asteroides potencialmente perigosos no espaço. A intenção é que ele seja lançado no espaço para colidir de propósito com Dimorphos.
A colisão ocorrerá a cerca de 24 mil quilômetros por hora e a trajetória da espaçonave será guiada por um software de navegação autônomo e uma câmera. O evento será registrado pelo LiciaCube, um satélite em forma de cubo fornecido pela Agência Espacial Italiana.
Três anos depois essa missão, o asteroide será acompanhado pela missão Hera da Agência Espacial Europeia, estudando o impacto do Dart e sua órbita. Essa será a primeira vez que humanos mudam a dinâmica de um corpo celeste de forma mensurável.
A missão e os dados coletados ao longo dos anos de estudo deverão contribuir para o melhoramento e criação de estratégias de defesa planetária, sobretudo a respeito do tipo de força necessária para alterar a órbita de um asteroide próximo que possa colidir com nosso planeta.