Na última quarta-feira, 16 de dezembro, a Unesco declarou o cuscuz como patrimônio imaterial da humanidade. O Comitê de Patrimônio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura aprovou, durante videoconferência, que tudo que envolve o preparo do alimento agora é um patrimônio.
Quem solicitou que cuscuz entrasse para lista da Unesco foram os países da Argélia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia. Segundo eles, os saberes e práticas relacionados ao preparo da comida tradicional fazem parte de seus patrimônios culturais. O cuscuz está presente, de acordo com os países, no dia a dia e nas refeições festivas em seus territórios.
Cuscuz como patrimônio da Unesco
Além do cuscuz como patrimônio imaterial da Unesco, a tradicional dança da Zâmbia “Budima”, os vendedores ambulantes de Singapura e a Capoeira brasileira também estão na lista da entidade.
A agência da Unesco disse, por meio de suas redes sociais, que “a tradição nos define. Nossas diferenças não importam, nós somos um. Os conhecimentos, práticas e tradições relacionados ao preparo e ao consumo do cuscuz acabaram de ser inscritos na lista de patrimônios imateriais”.
Além disso, a Unesco parabenizou os países por seu “exemplo de cooperação internacional”. “Essa é uma ocasião para celebrar a cultura, celebrar a diversidade e especialmente para celebrar todas as coisas que nos unem”, disse a organização.
O cuscuz é geralmente preparado com trigo ou cevada, mas também pode ser feito utilizando flocos de milho. Para cozinhar o prato, os ingredientes são enrolados em pequenas bolas e cozidos ao vapor rapidamente.
O cuscuz geralmente é servido junto de outros pratos tradicionais dos países a que faz parte da cultura, como ensopados, peixes, carnes, comidas picantes e vegetais. Em toda a região da Argélia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia o alimento é muito popular, e é comparado ao arroz e ao macarrão em partes da Ásia.
Receita de Cuscuz Simples
Fonte: Tudo Gostoso
Ingredientes
- 300 g de milharina
- 1 copo (americano) de água
- sal a gosto
Modo de preparo
- Coloque a milharina e o sal em um recipiente.
- Acrecente água ao poucos e mexa bem.
- Após a mistura, coloque tudo em uma cuscuzeira e leve ao fogo.
- Quando a água da cuscuzeira começar a ferver coloque em fogo baixo e deixe no vapor por 5 minutos.
- Sirva do modo que desejar.