Existem diversas páginas saudosistas na internet, voltadas para compartilhar imagens de brinquedos antigos, que marcaram a infância de quem cresceu entre os anos de 1980, 1990 e 2000.
O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é que alguns desses brinquedos saíram de circulação não apenas pela passagem de tempo, mas porque tiveram suas vendas proibidas ao longo dos anos.
Veja, a seguir, alguns dos brinquedos que foram banidos ao redor do mundo e entenda o motivo de cada uma dessas proibições:
Kit CSI Crime Lab
Devido ao sucesso da série CSI, que mostra detetives e policiais resolvendo casos criminais cheios de mistério, o Kit CSI Crime Lab começou a ser vendido para que as crianças pudessem brincar de ser detetives.
O problema foi que uma análise do pó usado para colher impressões digitais, e que fazia parte do kit, revelou que ele continha 7% de amianto em sua fórmula.
O amianto é uma substância extremamente nociva e que está relacionada com casos de câncer e intoxicação. Por causa disso, o brinquedo saiu do mercado em 2010.
Barbie Grávida
A boneca era extremamente popular nos anos de 1990, mas deixou de ser vendida porque alguns órgãos de defesa da criança acusaram o brinquedo de incentivar a gravidez precoce.
Nos EUA, circulou um boato a respeito de a proibição ter ocorrido pelo fato de que a boneca não tinha aliança na mão esquerda e, por isso, era “moralmente reprovável”.
Boneca Snacktime
Na década de 1980, a boneca Snacktime era famosa porque tinha a capacidade de morder peças de plástico. O problema é que a mordida forte da boneca causou diversos acidentes por abocanhar cabelos e dedos de crianças.
Para piorar, não havia um botão capaz de desligar a boneca comilona, que só parava de amassar suas vítimas quando as pilhas eram removidas do brinquedo. Em 1997, a boneca deixou de ser vendida.