As mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global têm modificado drasticamente paisagens ao redor do mundo nos últimos anos. A seguir, veja a lista com 5 dessas paisagens.
Veja algumas paisagens que mudaram muito com o passar do tempo
1. Geleira Muir, Alasca
Um dos mais importantes indicadores das mudanças climáticas são as geleiras, pelo fato de elas serem bastante sensíveis a quaisquer mudanças.
Uma que mudou bastante com o passar do tempo é a Geleira Muir, no Alasca. Desde o século 19, ela tem sofrido com a retração e afinamento.
Para se ter uma ideia, de 1941 a 2004, a frente da geleira retraiu cerca de 7 milhas e sua espessura diminuiu mais de 2625 pés, de acordo com o National Snow and Ice Data Center (em tradução livre, Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo.
2. Amazônia brasileira
Quem sobrevoasse a Amazônia brasileira na década de 1950, veria uma floresta contínua. Porém, não é o que se vê nos dias de hoje.
A Amazônia brasileira é atualmente marcada por imensas manchas provocadas pelo desmatamento. A floresta contínua perdeu espaço para pastagens ou agricultura mecanizada.
3. Lago Powell, nos Estados Unidos
O Lago Powell é o segundo maior reservatório de água dos Estados Unidos. Porém, neste ano, ele registrou seu nível mais baixo desde 1963, ano em que foi inaugurado.
Após três anos de seca extrema e duas décadas de baixa pluviosidade, o que se vê no Lago Powell é uma paisagem semelhante a de um deserto.
4. Lago Lonar, na Índia
O Lago Lonar está localizado no estado de Maharasanshtra, na Índia. Em 2020, o lago que era verde tornou-se rosa.
De acordo com especialistas a causa dessa mudança de tonalidade pode ser o aumento salinidade na água, a presença de algas vermelhas ou a combinação de ambos.
5. Geleira Pine Island, na Antártica
A Geleira Pine Island, na Antártica, tem sofrido com a retração e afinamento. Por consequência, a geleira tem contribuído para o aumento do nível do mar. Além disso, a Geleira Pine Island tem gerado cada vez mais icebergs.