Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, nasceu em 23 de outubro de 1940. Equanto o mundo voltava suas atenções para a Segunda Guerra Mundial, o Brasil via surgir alguém que marcaria a história do futebol mundial.
Pelé é de Três Corações, no sul de Minas Gerais, filho de Celeste Arantes e João Ramos do Nascimento, o Dondinho, que também foi jogador profissional de futebol pelo Fluminense e pelo Atlético Mineiro, mas acabou se aposentando jovem.
O brasileiro foi e é para muitos o melhor jogador de futebol de todos os tempos. Saiba mais sobre ele, a seguir.
Apelido de Pelé
O apelido famoso nasceu em decorrência de um problema de dicção e na figura de um ídolo de sua infância: o goleiro José Lino da Conceição Faustino, Bilé.
No entanto, devido à pouca idade, Edson não conseguia pronunciar corretamente o nome ‘Bilé’, e os amigos com quem brincava nas ruas de Bauru, interior de São Paulo, acreditavam que ele dizia algo parecido com ‘Pelé’. Desde então, Edson ficou conhecido no mundo por esse apelido.
Carreira no futebol
Pelé foi várias vezes rejeitado pelos clubes de futebol brasileiros, mas continuou tentando até que, no final da década de 1950, foi aceito e estreou pelo Santos. Enquanto treinava, Pelé ganhava a vida como engraxate.
Desse modo, Pelé jogou pelo Santos de 1956 a 1974. Nesse período, junto com a equipe, conquistou dez Campeonatos Paulistas, duas Copas Intercontinentais, quatro Torneios Rio-São Paulo, duas Copas Libertadores, uma Supercopa dos Campeões Intercontinentais e seis Campeonatos Brasileiros da Série A.
O jogador estreou aos 17 anos na seleção brasileira, suas habilidades já demonstradas no Santos vieram à tona na partida chave da Copa do Mundo realizada na Suécia em 1958.
Polêmicas
Casado três vezes, oficialmente pai de sete filhos, a vida pessoal de Pelé foi bastante complicada. Pelé teve um filho preso, uma ex-companheira que passou de modelo de revista adulta a rainha da televisão brasileira e uma filha despretensiosa.
Além disso, ‘O Rei’ recusou-se a reconhecer Sandra Machado, nascida em 1964 de um caso com uma empregada de limpeza. Após uma batalha judicial de cinco anos, a Justiça decidiu em 1996 a favor da jovem, cuja história ela contou no livro “A Garota que o Rei Não Queria”, antes de morrer em 2006 de câncer de mama com apenas 42 anos.
Conquistas e prêmios
- Em 1977 conquistou um título da Liga Norte-Americana de Futebol;
- Ele marcou 1.284 gols em toda a carreira;
- Em 1978 recebeu o Prêmio Internacional da Paz e dois anos depois o prêmio de Atleta do Século (1980);
- Em 1995, se tornou Ministro dos Esportes do Brasil;
- Já, em 2000, a FIFA o elegeu “jogador de futebol do século XX”.
Deixando uma longa trajetória de sucesso e muita saudade, Pelé faleceu em 29 de dezembro de 2022 aos 82 anos no Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo, após uma longa batalha contra o câncer de cólon.