Nesta segunda-feira, 7, o técnico Tite vai divulgar a lista com os 26 jogadores que foram selecionados para compor a seleção brasileira e representar o país na Copa do Mundo de 2022, que terá início no dia 20 de novembro, no Catar.
A divulgação dos jogadores selecionados deverá acontecer às 13h, no auditório da sede da CBF, que fica no Rio de Janeiro. A fala de Tite será exibida ao vivo em diversos canais de televisão, como em todas as plataformas do grupo Globo, e também em lives pela internet.
A lista prévia, que conta com 55 jogadores cotados, foi enviada à comissão da Fifa no dia 21 de outubro. Entre os nomes, estão os jogadores mais cotados, mas também alguns atletas cuja presença na lista causou surpresa, devido à pouca probabilidade de escolha, como no caso do atacante Luiz Henrique, do Real Betis.
Essa lista é divulgada para que os clubes tenham ciência a respeito da possibilidade de precisarem ceder seus jogadores. Neste ano, todos os atletas devem ser liberados a partir do próximo dia 13, pois a apresentação oficial da seleção brasileira será dia 14, em Turim, na Itália.
Brasil na Copa do Mundo de 2022
A estreia da seleção brasileira no campeonato mundial será dia 24 de novembro, às 16h no horário de Brasília. Nesse primeiro jogo, o Brasil competirá contra a Sérvia.
Conforme as regras do Mundial do Catar da Fifa, as listas devem ter de 23 a 26 nomes, todos retirados da lista provisória, que tem 55 jogadores cotados.
A agenda da seleção brasileira em relação aos seus compromissos com a Copa do Mundo está da seguinte maneira por enquanto:
- 07 de novembro: Divulgação da lista final, com os 26 jogadores selecionados;
- 14 de novembro: Apresentação da seleção brasileira em Turim;
- 19 de novembro: Jogadores deixam Turim em direção a Doha;
- 20 a 23 de novembro: Jogadores fazem treinos em Doha;
- 24 de novembro: Jogo oficial do Brasil contra a Sérvia;
- 28 de novembro: Jogo oficial do Brasil contra a Suíça;
- 02 de dezembro: Jogo oficial do Brasil contra Camarões.
Regras para casos de lesão
As regras da Copa do Mundo contam, também, com normas específicas para casos em que os jogadores se lesionam durante as partidas. Conforme o regulamento, fica assim:
- Só poderá acontecer substituição de jogador em caso de lesão ou doença grave em um prazo de 24 horas antes da estreia de cada jogo;
- Nesse caso de substituição, o técnico pode convocar qualquer jogador, inclusive se não estiver na lista provisória de nomes cotados;
- A comissão médica da Fifa deve aprovar a substituição através de laudo médico;
- O jogador que entrar em caso de substituição usará o mesmo número de camisa do jogador que foi eliminado.