O atacante Robert Lewandowski foi escolhido como o melhor do mundo da FIFA, nesta quinta-feira (17/12). O polonês desbancou Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, os maiores vencedores do prêmio e ficou com o FIFA The Best 2020.
A temporada de Lewa foi fantástica: foram 58 jogos, 64 gols e 14 assistência entre julho de 2019 e outubro de 2020. Além dos números individuais, o atacante ainda conquistou com o Bayern de Munique a Champions League, a Bundesliga e a Copa da Alemanha.
Este é o primeiro título de melhor do mundo da FIFA da carreira de Lewandowski.
Melhor jogadora do mundo
Entre as mulheres, a vencedora foi a jogadora do Manchester City, Lucy Bronze. Ela disputava o prêmio com Pernille Harder (Chelsea) e Wendie Renard (Lyon).
Nesta temporada, a brasileira Marta não ficou entre as finalistas. Outro nome que ficou de fora foi o de Megan Rapinoe, a última vencedora do prêmio.
Outros prêmios do melhor do mundo da FIFA
Além das duas premiações citadas anteriormente, o FIFA The Best 2020 distribuiu prêmios em outras categorias. Veja os vencedores:
Melhor treinador no futebol masculino
Jürgen Klopp (Liverpool).
Melhor treinadora no futebol feminino
Sarina Wiegman (Holanda).
Melhor goleiro
Manuel Neuer (Bayern de Munique).
Melhor goleira
Sarah Bouhaddi (Lyon).
Prêmio Puskás de gol mais bonito
Heung-min Son (Tottenham).
FIFA Fairplay
Mattia Agnese (Itália).
Fifa Fan Award
Marinaldo da Silva (Brasil).
Seleção FIFPro masculina
Alisson, Alexander-Arnold, Van Dijk, Sergio Ramos, Alphonso Davies, Kimmich, De Bruyne, Thiago Alcantara, Messi, Lewandowski e Cristiano Ronaldo.
Seleção FIFPro feminina
Endler, Bronze, Renard, Bright, Cascarino, Bonansea, Verônica Boquete, Megan Rapinoe, Harder, Miedema e Tobin Heath.
Homenagens a Maradona e Polo Rossi
Além da premiação, o dia foi repleto de homenagem a jogadores que se tornaram lendas do esporte e faleceram em 2020. O meia argentino Diego Maradona e o atacante italiano Paolo Rossi estavam entre os que foram lembrados pela FIFA.
A FIFA também divulgou diversas mensagens de jogadores, alertando sobre os perigos da pandemia provocada pelo novo coronavírus com o objetivo de conscientizar os torcedores.
Maiores vencedores do melhor do mundo da FIFA
A maior vencedora do prêmio de melhor do mundo da FIFA é a brasileira Marta. Entre os homens, o grande vencedor é o argentino Lionel Messi que possui seis títulos. Logo em seguida vem o português Cristiano Ronaldo com cinco condecorações.
É preciso salientar que Pelé nunca venceu uma premiação de melhor do mundo da FIFA, pois o prêmio foi criado somente no ano de 1991, décadas depois que ele se aposentou. Até então, o prêmio de melhor jogador era dado pela revista France Football que só premiava europeus, novamente impossibilitando o triunfo do Rei do Futebol.