Esporte: que é um clube de regatas? Saiba quais existem no Brasil

A expressão clube de regatas é comum no mundo do esporte, mas nem todos sabem o que significa essa expressão e quais são os principais representantes da categoria que existem no Brasil.

Em primeiro lugar, o termo clube de regatas faz parte da história do esporte no Brasil. Neste sentido, existem brasileiros que não conhecem como surgiu essa expressão e de que forma é utilizada atualmente. Apesar disso, existem exemplos atuais que remontam as tradições esportivas do século XIX no mundo.

continua depois da publicidade

Sobretudo, essa nomeação deriva da origem das modalidades esportivas que surgiram no mundo antes do futebol tornar-se tão popular. Porém, os clubes de regatas continuam ativos até os dias atuais por conta da popularização, tradição e formalização dessa expressão dentro das categorias. Saiba mais a seguir:

O que é um clube de regatas?

A princípio, os clubes de regatas que são conhecidos no futebol partiram das equipes de remo. Por volta do século XIX, o esporte tornou-se popular entre universidades, de modo que os clubes começaram a se popularizar e os primeiros atletas surgiram dentro da categoria.

continua depois da publicidade

Comumente, as regatas eram as vestimentas adotadas nos treinos e competições por permitir maior mobilidade aos participantes. Nesse período, as disputas ocorriam em rios europeus, por meio de barcos, canoas e até mesmo barcos a vela quando existia mais estrutura ou investimento.

A partir desse ponto, o esporte tornou-se popular e chegou até o Brasil. No território nacional, a primeira competição identificada aconteceu de maneira informal na enseada do Botafogo. Mais especificamente, no ano de 1851 e na cidade do Rio de Janeiro, que era a capital do Império na época.

Como não havia uma tradição da categoria, a competição foi amadora e contou com a ajuda de barcos baleeiros e escalares. Apesar das condições precárias, a aristocracia brasileira se interessou pela prática e começou a investir na modalidade, difundindo a prática para São Paulo, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo e outras regiões.

continua depois da publicidade

A partir da difusão dessa categoria, os investimentos transformaram o remo no principal esporte em todo o país. Como consequência, os Clubes de Regatas tornaram-se populares em todos os estados, mas principalmente no Rio de Janeiro, pois foi onde todo o processo teve origem.

Ou seja, inicialmente, clube de regatas é a denominação brasileira para os times de remo. Desse modo, a relação dessas agremiações com os times de futebol aconteceu somente depois de 1902.

Como o futebol entrou nessa história?

Em 1902, o remo passou a dividir as atenções com o futebol, e gradativamente ganhou espaço no Rio de Janeiro. Como consequência, os sócios dos clubes de regatas dessa região começaram a se interessar pela modalidade. Mais especificamente, o Clube de Regatas do Flamengo e do Fluminense viram no futebol um novo entretenimento.

continua depois da publicidade

Nesse movimento, os clubes cariocas começaram a organizar partidas de futebol entre as etapas de competição de remo. Com a subsequente popularização no Brasil, o Flamengo passou a investir mais na categoria e em 1911 fundou um departamento para os outros esportes.

Inicialmente, os dirigentes do Clube de Regatas do Flamengo tentou criar parcerias com outras equipes, incluindo o Botafogo e o Paysandu. No entanto, não obtiveram sucesso e acabaram criando uma seção de futebol de maneira independente.

Ainda que tenha parecido uma ideia arriscada, o Flamengo tornou-se um dos pioneiros na fundação de times de futebol e clubes especializados no Brasil. Entre os 20 clubes que hoje em dia fazem parte da disputa do Campeonato Brasileiro, 5 se originaram de clubes de regata no remo.

continua depois da publicidade

Este é o caso do Botafogo, Flamengo, Vasco da Gama e Náutico, que continuam até hoje utilizando essas denominações. Contudo, existem outras agremiações, como o Clube de Regatas Brasil (CBR) que atua em Maceió, capital de Alagoas, como um time de futebol composto por jovens talentos.

Qual foi o primeiro clube de regatas?

Por um lado, o Botafogo foi o primeiro clube dentre os que disputam o Campeonato Brasileiro que inaugurou a tradição de regatas no país. Conhecido como Club de Regatas Botafogo, estima-se que a fundação aconteceu no dia 1 de julho de 1894, com 16 homens compondo a equipe.

No ano seguinte, o Clube de Regatas Flamengo iniciou suas atividades com a primeira embarcação, a Pherusa.