O mundo está dividido em antes e depois da invenção da internet, que está presente em tudo o que fazemos na atualidade. São infinitas as possibilidades e a influência da internet nas nossas vidas desde final do século passado. A internet se popularizou, globalizou a informação, melhorou o sistema de saúde, elevou a possibilidade de aprendizagem e criou milhares de novas profissões.
É um pouco injusto buscarmos um inventor para a internet, mas sem sombra de dúvidas foram os Estados Unidos que desenvolveram a tecnologia que culminou com a internet que hoje temos. A internet surgiu de uma necessidade estadunidense, durante a Guerra Fria nos anos 60, de proteger seus dados e suas comunicações contra a extinta União Soviética.
Quando a União Soviética saiu à frente numa guerra espacial e lançou o Sputnik, primeiro satélite artificial da história, os EUA lançaram o DARPA em 1958. Foi o pontapé inicial para que chegássemos à internet que temos hoje.
O conceito de comunicação entre dois servidores por meio de pacotes de dados foi defendida inicialmente por Leonard Kleinrock em sua defesa de tese. Mas foi em 1962 que J. C. R Licklider, na época chefe da DARPA, conseguiu descrever o conceito de uma rede galáctica para o acesso simultâneo aos dados de qualquer lugar do mundo.
A partir desse momento, Paul Baran passou de maneira independente a desenvolver a comutação de pacotes na RAND Corporation. Ainda em 1962, ele apresentou o primeiro protótipo do que seria esse sistema de comunicação entre computadores conectados que eram imunes a ataques externos. Vale ressaltar que, a essa altura, os computadores eram restritos a armazenar dados e super enormes.
Foi em 1965 que Lawrence G. Roberts conseguiu a proeza de se conectar pelo seu computador diretamente de Massachusetts com o computador de Thomas Merrill na Califórnia, sendo um TX2 a um Q-32. O sinal foi comutado por meio de uma linha telefônica. A partir dessa ação, foi desenvolvida a primeira WAN (Wide Area Network) que é uma rede interligada.
O primeiro sistema de comunicação conectado com sucesso através de uma rede comutada de dados ocorreu em 1969, quando a Universidade da Califórnia se conectou ao computador do Stanford Research Institute (SRI). A partir da década de 70, o sistema explodiu em novas atualizações e, a partir de 1974, a ARPANET se transformou em TCP/IP e passou a emitir os sinais para conexão com diversos computadores através de dados enviados via rádio ou satélite.
A partir da década de 80, foi desenvolvido o conceito de IP que o define como portador da Infraestrutura de Informação Global o IP. No final da década de 80, foi desenvolvido o World Wide Web que nós conhecemos como o prefixo de internet (www). O World Wide Web foi desenvolvido por Tim Berners-Lee e tinha como meta facilitar os trabalhos colaborativos desenvolvidos no CERN. Após quatro anos desde a liberação ao público externo, já existiam 200 mil sites.