Para que a convivência humana seja civilizada e, sobretudo, pacífica, precisamos ter tolerância com as imperfeições alheias, no dia a dia. Mas quando o assunto é o mundo corporativo, alguns comportamentos são considerados inaceitáveis ou inapropriados. Por isso, essa matéria selecionou nove hábitos que você não deve ter no ambiente de trabalho.
Continue conosco até o final e conheça as atitudes que não costumam ser vistas com bons olhos pelos superiores e colegas de trabalho. Caso você dê alguma escorregada em um desses pontos, não deixe de corrigir a falha, combinado? Confira.
Hábitos que você não deve ter no ambiente de trabalho
1) Chegar atrasado
Pontualidade no emprego é sinal de compromisso e profissionalismo. Aquele colaborador que vive chegando atrasado e sempre arruma desculpas esfarrapadas pelo seu atraso, não é bem visto na empresa.
O atraso, em qualquer situação, pode demonstrar falta de respeito com quem chegou no horário. Por isso, evite chegar atrasado no trabalho, fechado? Pode até parecer bobagem, mas não é.
2) Fingir que está doente
Mais um dos hábitos que você não deve ter no ambiente de trabalho. Não está com vontade de ir trabalhar e resolveu falar para o chefe que está doente? É melhor não fazer isso, pois pode pegar muito mal.
Imagina se toda semana você alegar doença ou falta de disposição para ir trabalhar, para o seu superior. Seguramente o seu nome não seria cogitado para uma possível promoção no futuro, já que esse tipo de comportamento não é aceitável.
3) Demonstrar desleixo
Esse também é outro dos hábitos que você não deve ter no ambiente de trabalho. Não se importar com a sua higiene corporal, não dar a mínima para a sua aparência, desconsiderar regras de etiqueta social e até vestir-se inapropriadamente, não combinam com o mundo empresarial.
Sendo assim, evite parecer desleixado quando for trabalhar e ter atitudes consideradas grosseiras, já que elas podem colocar em risco a sua carreira e o seu emprego.
4) Hábitos que você não deve ter no ambiente de trabalho: Sempre se desculpar
Todo mundo comete erros. Isso é fato. Mas quando se trata do mundo corporativo, errar constantemente por falta de atenção (na maioria das vezes), pode acarretar consequências negativas para a sua carreira.
O profissional que vive se desculpando pelos erros cometidos durante a execução das tarefas, não costuma ser bem visto. Errar esporadicamente, tudo bem, mas cometer erros todos os dias, não rola. E nem sempre pedir desculpas pode resolver um problema.
5) Usar o celular demasiadamente
Dentro do seu horário de trabalho, o ideal seria que você não usasse o celular para assuntos pessoais, salvo em casos de urgência, evidentemente. O profissional que vive no celular durante o expediente não vai ter o rendimento esperado.
E isso se traduz em tarefas não concluídas no final do dia e prejuízos para a empresa, além de causar uma péssima impressão. Por isso, deixe para mexer no celular na hora do almoço ou do lanche da tarde.
6) Se envolver em conflitos com superiores
Quando falamos em hábitos que você não deve ter no ambiente de trabalho, esse também é importante. Você tem todo o direito de não concordar com o posicionamento do seu chefe a respeito disso ou daquilo.
Mas entrar em conflito com ele por causa de uma decisão que lhe desagrada, não é o mais recomendado para a sua carreira. Afinal, medir forças com quem ocupa um cargo superior ao seu não vai te trazer benefício algum.
7) Reclamar excessivamente
Expressar vez ou outra o seu descontentamento com algo dentro da empresa é uma coisa. Agora, reclamar de tudo o todo tempo pode ficar difícil de aturar. Afinal de contas, ninguém gosta de conviver com quem reclama demais. Dessa forma, analise se essa postura não está sendo prejudicial para a sua carreira.
8) Hábitos que você não deve ter no ambiente de trabalho: Espalhar fofoca
É fato que ninguém gosta de fofocas, já que elas acabam distorcendo as informações e prejudicando você ou algum outro colega de equipe, no final.
Por isso, se porventura algum boato chegar aos seus ouvidos, não espalhe os rumores até ter total certeza de que aquilo que ouviu seja verdade. O mais importante é não espalhar fofoca, já que ela anda de mãos dadas com a discórdia.
9) Gastar muito tempo em ligações pessoais ou nas redes sociais
Por fim, o último dos hábitos que você não deve ter no ambiente de trabalho. Tem muito profissional por aí que ainda insiste em ficar muito tempo resolvendo problemas pessoais no telefone ou navegando nas redes sociais em pleno horário de expediente na empresa.
Se você tem esse tipo de comportamento, tome muito cuidado. Lembre-se de que alguém pode estar te observando, seja um superior ou até mesmo um colega de trabalho. Deixe para fazer isso na hora do almoço ou durante os intervalos, fechado?