Veja calendário o saque-aniversário do FGTS de 2024

A liberação dos fundos será organizada de acordo com o mês de nascimento do trabalhador, começando com os nascidos em janeiro.

O governo federal anunciou recentemente o planejamento para a retirada anual do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2024. De acordo com as informações divulgadas, a liberação dos recursos ocorrerá de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Assim, aqueles que nasceram em janeiro serão os primeiros a ter acesso ao valor disponível.

continua depois da publicidade

A estratégia faz parte do esforço do Ministério do Trabalho para dar aos trabalhadores mais controle sobre suas economias do FGTS. A iniciativa visa oferecer a possibilidade de retirar o saldo total de suas contas anualmente, não ficando restritos à indenização rescisória.

A opção do saque-aniversário, introduzida como uma alternativa ao saque-rescisão, permite aos trabalhadores acessar uma parte dos seus fundos do FGTS anualmente no mês do seu aniversário. No entanto, em situações de demissão, os trabalhadores que escolheram essa modalidade têm acesso apenas à indenização rescisória, ao contrário da modalidade de saque-rescisão, que permite o saque integral do FGTS.

continua depois da publicidade

Essa medida oferece aos trabalhadores uma maior liberdade para gerir suas economias. Com a possibilidade de retirar uma parcela do FGTS anualmente, os trabalhadores podem planejar melhor suas finanças, seja para investir, pagar dívidas ou lidar com emergências financeiras.

É importante ressaltar que a escolha pela modalidade de saque-aniversário é opcional e deve ser comunicada à Caixa Econômica Federal. Caso o trabalhador não informe sua decisão, a regra do saque-rescisão continua valendo. Além disso, uma vez feita a opção pelo saque-aniversário, só será possível retornar à modalidade de saque-rescisão após dois anos.

A tabela com os percentuais disponíveis para saque na modalidade de saque-aniversário varia de acordo com o saldo da conta do trabalhador. Quanto maior o saldo, menor o percentual disponível para saque. No entanto, a cada faixa de saldo, é acrescido um valor adicional fixo, que aumenta conforme o saldo da conta.

continua depois da publicidade

A iniciativa do governo em permitir a retirada anual do FGTS demonstra uma mudança significativa na gestão do fundo. A medida visa dar mais autonomia ao trabalhador sobre suas economias, permitindo que ele decida como e quando utilizar seu dinheiro. No entanto, é importante que o trabalhador analise cuidadosamente as modalidades disponíveis para saque do FGTS e escolha a que melhor atenda às suas necessidades financeiras.

Enquanto a retirada anual do FGTS pode ser uma boa opção para quem deseja ter um fluxo de caixa adicional todos os anos, a opção de saque-rescisão pode ser mais vantajosa para quem deseja ter um valor maior disponível em caso de demissão sem justa causa. Portanto, a escolha pela modalidade de saque deve ser feita com cautela, levando em consideração as necessidades e objetivos financeiros do trabalhador.