Desde o último dia 5 de fevereiro já estão disponíveis as consultas ao PIS 2024 – Programa de Integração Social. Esse direito é garantido constitucionalmente aos trabalhadores do setor privado e está relacionado ao exercício do trabalho em 2022. Essa data está atrasada, haja vista, que no período de pandemia não foi pago e, portanto, acabou acumulando 1 ano.
A liberação dos valores aos trabalhadores com direito ao recebimento, ocorrerá a partir do dia 15 de fevereiro e segue um calendário conforme o mês de nascimento do beneficiário até o dia 15 de agosto. Portanto, o calendário segue todo um cronograma que já foi estabelecido para a liberação do valor correspondente ao direito de cada trabalhador. Quem atuou durante todo o ano-base 2022, por exemplo, terá direito ao valor integral de 1 salário mínimo.
Para ter direito, o trabalhador precisa ter trabalhado pelo menos 1 mês no ano-base, neste caso 2022, de carteira assinada e ter no mínimo 5 anos de assinatura na carteira. Igualmente, o empregador precisa ter informado através da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) até a data de 10 de maio de 2023, os dados do empregado. Da mesma forma, a relação precisa constar no e-Social até 5 de dezembro de 2023.
Como Consultar o PIS 2024?
Existe mais de uma maneira de fazer a consulta do PIS. Deste modo, é possível utilizar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Também é possível consultar por meio do site Gov.BR, mas vale lembrar que em ambos os casos é preciso ter uma conta Gov.br.
Igualmente, é possível consultar por meio do aplicativo Caixa Trabalhador, que, aliás, proporciona uma busca mais detalhada sobre todos os seus direitos e benefícios. É importante destacar que os saques devem ser feitos até o dia 27 de dezembro de 2024.
Calendário PIS 2024
Se você tem direito ao recebimento do PIS ano-base 2022, portanto, fique atento a data referente para o saque conforme o mês de nascimento.
- Nascidos em janeiro: 15 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro: 15 de março
- Nascidos em março: 15 de abril
- Nascidos em abril: 15 de abril
- Nascidos em maio: 15 de maio
- Nascidos em junho: 15 de maio
- Nascidos em julho: 17 de junho
- Nascidos em agosto: 17 de junho
- Nascidos em setembro: 15 de julho
- Nascidos em outubro: 15 de julho
- Nascidos em novembro: 15 de agosto
- Nascidos em dezembro: 15 de agosto.
Somente do PIS 2024 serão pagos cerca de R$ 19,8 bilhões, conforme divulgado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).