Até o momento, a Receita Federal já realizou os depósitos de três lotes de restituição do Imposto de Renda deste ano. Porém, algumas pessoas perceberam que não receberam porque teve algum erro na declaração. Se esse é o seu caso, confira o que fazer se você caiu na malha fina.
Porém, antes de mais nada, vamos explicar o que de fato nós chamamos de “malha fina”. No caso, trata-se do nome popular de ter a sua declaração do Imposto de Renda retida por algum erro nos dados.
O termo “malha fina” é porque a Receita Federal é muito criteriosa na hora de analisar todos os dados, portanto, raramente algo passa desapercebido. Em caso de qualquer erro, haverá uma notificação ao cidadão e o bloqueio da declaração. Entre os principais erros, estão:
- Dados incorretos: Principalmente para quem cometeu erros de digitação ou errou as casas decimais de números. Por exemplo, muita gente erra a quantidade de zeros em alguns números;
- Ausência de rendimentos: Há a possibilidade de você não ter informado algum rendimento por esquecimento ou erro;
- Não declarou todos os Gastos dedutíveis: No caso, os dados dedutíveis são despesas com educação, mas apenas inclui ensino infantil, fundamental, médio, técnico ou superior. Não se deve incluir cursos livres;
- Erro nos dados bancários: Outro motivo muito comum é o informe de rendimento emitido pelo seu banco não conter todas as informações necessárias. Nesses casos, é preciso entrar em contato com o banco em questão.
‘Caí na malha fina, e agora?’
A própria Receita Federal irá te notificar em caso de dado incorreto na sua declaração, e se isso acontecer não se desespere! Isso porque é possível resolver o problema e o próprio sistema da Receita vai te indicar quais são os dados que você precisa corrigir.
Assim, na maioria das vezes tudo o que você precisa fazer é o reenvio dos dados e documentações solicitadas. Inclusive, não é preciso fazer toda a declaração novamente, mas apenas os detalhes mencionados no Programa da Declaração do Imposto de Renda.