Imposto Unificado pode fazer com que ‘Sonho de Valsa’ volte a ser um bombom

Internautas brincam com a possibilidade do doce voltar à categoria ‘bombom’ após tentativa de driblar impostos.

Muita coisa vai mudar com a recente aprovação da Reforma tributária pelo congresso nacional! Isso afetará principalmente as empresas que lutaram muito pra driblar impostos. Isso pode fazer, inclusive, que o Sonho de Valsa volte a ser bombom.

continua depois da publicidade

Neste momento, é muito provável que você pergunte: “ué, mas o doce já não era um bombom?”. Bem, essa é uma discussão que não envolve a natureza do produto, mas sim os impostos que são cobrados sobre eles.

Isso porque um produto de chocolate precisa pagar uma alíquota de 3,25% em Imposto Sobre Produtos Industrializados, o famoso IPI. Porém, esse mesmo imposto não é cobrado para outro tipo de produto, o do tipo “wafer”.

continua depois da publicidade

Por isso, a Lacta decidiu tomar a atitude de categorizar o chocolatinho queridinho dos brasileiros na como “wafer”. Acontece que a reforma tributária pretende acabar com impostos como IPI e ICMS que já fazem parte da vida dos brasileiros.

No caso, o texto da reforma pretende excluir a distinção de alíquotas em mercadores por meio de um imposto seletivo. Assim, não vai ser mais necessário mudar a distinção na embalagem, ou seja, na categoria, apenas para driblar o imposto.

Outras empresas já mudaram suas categorias

Essa jogada de mudar a descrição na embalagem para driblar um imposto não foi apenas uma distinção da Lacta, tá? Diversas empresas pensam muito antes de fazer uma categorização para impedir as alíquotas mais altas.

continua depois da publicidade

Talvez um dos exemplos mais famosos é da McDonald’s que mudou todas as suas sobremesas de sorvete para bebida láctea. O motivo é bem simples, é que dessa forma se torna possível simplesmente zerar o imposto sobre os produtos.

Porém, um detalhe chama a atenção: é que não houve, em nenhum dos dois casos, alteração nas receitas, ou seja, apenas para se livrar dos impostos. Com a reforma da providência, diversos usuários na internet brincaram com o fato de que o Sonho de Valsa voltará a ser bombom.