Independentemente de qual seja a sua situação financeira, a verdade é que ninguém gosta de gastar dinheiro à toa. Por isso, selecionamos algumas dicas para que o seu salário dure mais tempo e seja mais bem aproveitado — confira:
1. Controle suas finanças
Pode ser num bloco de papel ou em uma planilha do computador, tanto faz. O importante é que você comece a ter um controle prático do que você recebe e dos seus gastos. Liste tudo o que você compra, desde os itens mais comuns, como o pãozinho na padaria, até os mais caros, como o botijão de gás.
Ter uma noção de onde seu dinheiro é gasto é importante para que você possa fazer cortes, caso seja necessário.
2. Faça uma lista das contas fixas
Tenha um controle também de tudo aquilo que precisa ser pago mensalmente: telefone, internet, água, energia elétrica, condomínio, aluguel etc. Mesmo nas contas que variam de preço, como as de água e energia elétrica, é possível ter uma noção do valor médio de cada boleto.
Ter esses dados listados é importante para que você visualize seus gastos e administre melhor o seu dinheiro.
3. Guarde um pouquinho de dinheiro todos os meses
Você já sabe quanto gasta com as contas fixas e com outras compras, como o supermercado e o posto de gasolina. Agora subtraia seus gastos totais do seu salário e veja quanto sobra.
Esse valor é o que você consegue economizar mensalmente.
4. Pense bem antes de fazer grandes compras
A sua geladeira já está pela boa? Então pesquise preços antes de comprar uma nova. Quando algo custa caro, como é o caso de muitos eletrodomésticos, comprar por impulso é sempre uma péssima ideia.
5. Evite pedir comida e ir em lugares caros
Se a situação estiver difícil, nada de pedir comida por delivery ou sair com os amigos todos os fins de semana. Encontre alternativas mais baratas, como preparar sua própria comida e reunir os amigos em casa.
Economizar não é uma tarefa fácil, mas é preciso poupar dinheiro para viver com mais tranquilidade. Coloque essas dicas em prática aos poucos e veja como, no fim do mês, faz diferença.