Na hora de adquirir um veículo, alguns fatores como segurança, recursos tecnológicos, espaço interno, nível de conforto e confiabilidade mecânica, precisam ser levados em consideração. Por isso, essa matéria vai te mostrar cinco carros que foram reprovados em testes de impacto.
Os crash tests são realizados para atestar o nível de segurança de um automóvel em um possível acidente, especialmente no trânsito rodoviário. Por isso, se você está pensando começar 2023 de carro novo, seja para viajar com a família ou trabalhar, e preza pela segurança de todos a bordo, não deixe de ler até o final. Confira.
Carros reprovados em testes de impacto
1) JAC E-JS1
Esse é um dos carros que foram reprovados em teste de impacto. O modelo chinês, considerado um dos carros elétricos mais baratos dos Brasil atualmente, até oferece recursos tecnológicos de ponta e economia, mas deixa a desejar no quesito segurança a bordo.
No teste do Latin NCAP, que tem pontuação que vai de zero a cinco estrelas, o E-JS1 ganhou nota mínima (1 estrela) no quesito proteção do tórax do passageiro do banco da frente e do motorista, em uma eventual colisão frontal, que são as mais comuns nas estradas brasileiras.
2) Carros que foram reprovados em teste de impacto: Fiat Strada
Esse modelo italiano é um dos líderes de venda no mercado automotivo brasileiro do segmento de pick-ups de pequeno porte. Apesar da sua confiabilidade e robustez mecânica, bem como a boa capacidade de carga, a Strada não foi bem no teste do Latin NCAP.
Em uma colisão lateral, por exemplo, a lataria desse automóvel demonstrou um nível de fragilidade abaixo do limite considerado aceitável. O resultado foi nota zero estrela para essa pick-up, que é uma das mais emplacadas do país desde o seu lançamento.
3) Hyundai HB20
Mais um dos carros que foram reprovados em teste de impacto. Lançado no Brasil em 2013, esse modelo sul-coreano sempre teve vendas expressivas por aqui, até os dias de hoje. A confiabilidade mecânica e tecnologia de ponta são os seus principais atributos.
Mas as novas regras de segurança do Latin NCAP, que passaram a valer desde o ano de 2020, reduziram a nota desse automóvel, que era de quatro estrelas, para apenas uma. Em colisões frontais, o HB20 não ofereceu a segurança esperada para o motorista e nem para os passageiros, em velocidades acima de 100 km/h.
4) Ford Ka
Outro dos carros que foram reprovados em teste de impacto. Apesar de já ter saído de linha no Brasil, esse modelo norte-americano, lançado por aqui em 1997, recebeu nota zero estrela no teste de 2017. Já em 2019, o carro recebeu nota três estrelas no Latin NCAP.
Como o novo protocolo de 2020, que ficou bem mais rígido para todas as categorias de automóveis, o Ka recebeu nota zero estrela no quesito colisão lateral. A lataria do modelo se mostrou demasiadamente frágil, o que poderia aumentar as chances dos ocupantes virem a óbito, dependendo da gravidade do acidente.
5) Fiat Cronos
O último dos carros que foram reprovados em teste de impacto. Lançado no mercado automotivo brasileiro em julho de 2022, esse sedã italiano acabou recebendo a nota zero estrela no último teste do Latin NCAP, apesar dos seus atributos mecânicos e tecnológicos.
O modelo tinha recebido nota três estrelas no quesito proteção de adultos e quatro estrelas para a proteção de crianças. Em uma eventual colisão frontal em velocidades acima de 120 km/h, a lataria do Cronos apresentou um nível de danos acima do limite considerado aceitável, o que poderia colocar em risco dos passageiros em risco.
Se você estava cogitando comprar um dos modelos citados acima, recomendamos repensar a escolha, já que o quesito segurança não pode ser negligenciado. Afinal, acidentes podem acontecer e o carro precisa oferecer a máxima proteção para todos os ocupantes nessa hora, certo?