Auxílio-acidente do INSS: confira regras e como é possível solicitar

O benefício social do auxílio-acidente INSS é previsto em lei e garantido ao trabalhador, caso atenda alguns requisitos.

O auxílio-acidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é de natureza indenizatória, ou seja, deve ser paga mesmo que o beneficiário trabalhe. Ele é previsto em lei e pago ao cidadão caso tenha, por meio de um acidente, apresentado alguma sequela de natureza permanente.

continua depois da publicidade

Para garantir o acesso ao benefício, o cidadão deverá passar por uma inspeção médica do INSS.

Quem tem direito ao auxílio-acidente INSS?

O trabalhador deve requerer o benefício via internet. Todos esses procedimentos podem ser realizados sem comparecer ao Instituto Nacional do Seguro Social. Contudo, para a perícia, o trabalhador deverá se deslocar até o posto mais próximo.

continua depois da publicidade

Quando o requerente for solicitar o benefício, deverá estar incluído em uma das seguintes circunstâncias:

  • Se empregado rural ou urbano;
  • Ser empregado doméstico (apenas acidentes que tenham ocorrido a partir de 01 de junho de 2015);
  • Trabalhador avulso;
  • Segurado especial (rural).

Vale destacar, no entanto, que os contribuintes individuais (MEI) não podem receber o benefício de auxílio-acidente.

Como solicitar o benefício?

Caso o trabalhador tenha sofrido algum acidente com sequelas permanentes, deverá solicitar o auxílio-acidente do INSS da seguinte maneira:

continua depois da publicidade
  1. Consulte o site Meu INSS, faça login em uma conta existente ou crie novo perfil;
  2. Depois, selecione a opção Agendamentos/Requerimentos;
  3. Clique na opção novo requerimento e em “avançar”;
  4. Digite no campo “pesquisar” a palavra “acidente” e selecione o serviço;
  5. Agora será necessário fazer o acompanhamento do serviço no mesmo endereço eletrônico.

Posteriormente, após a etapa de solicitação, o trabalhador deve ficar atento à convocação para comparecer a uma agência do Instituto. Em alguns casos, a perícia pode ser realizada de forma domiciliar ou hospitalar.

Durante a comprovação, o solicitante deve apresentar os seguintes documentos:

  • CPF do segurado;
  • Caso seja o caso, procuração, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante;
  • Documentos médicos a situação do trabalhador.