Em todo o mundo, existem mais de 14 mil restaurantes da rede de fast food Burger King, e é muito provável que tenha uma unidade perto de onde você mora também. Famosa pela qualidade dos hambúrgueres e também pelo atrativo do refil de refrigerante, a concorrente direta do McDonald’s funciona pelo modelo de franquias.
Ou seja: qualquer pessoa pode comprar os direitos de abrir uma franquia da marca. Desde 1954, a rede oferece a possibilidade de abertura de franquias e, considerando a quantidade de restaurantes em todo o mundo, é possível deduzir que esse tipo de investimento seja, de fato, bastante lucrativo.
Mas você faz ideia de quanto é preciso desembolsar para abrir um restaurante do Burger King?
Alto investimento
Antes de fazer os cálculos, é preciso que o interessado pondere o principal fator, que é o espaço para a abertura de uma loja. Se a pessoa já tiver um terreno em um local aprovado pela marca e com a metragem necessária para a instalação de um restaurante da rede, aí a coisa fica “mais fácil”, caso contrário, é preciso incluir esse gasto na conta, o que acaba aumentando bastante o investimento.
Há mais de 20 anos no Brasil, o Burger King conta com impressionantes 1.300 restaurantes em todo o país, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com a pandemia, mais funcionários foram contratados para atender as demandas de vendas no modelo dark kitchen, que é quando o restaurante trabalha de portas fechadas.
Só a taxa de franquia da marca custa em torno de R$ 250 mil, mas o investimento total, que inclui a instalação do restaurante e o capital de giro, é bem maior: R$ 2,9 milhões. O retorno desse investimento costuma vir depois de 72 meses de abertura, ou seja: não espere ter lucros altos muito cedo.
A recomendação é a de que o empreendedor tenha um montante superior a esses R$ 2,9 milhões, justamente para poder arcar com seus gastos individuais e eventuais imprevistos. E aí, o que você achou desses valores?