Em dezembro do ano passado, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o calendário de pagamento 2023. Mais de 37 milhões de brasileiros recebem benefícios como pensão, aposentadoria, auxílio-doença ou BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Também em dezembro, o Congresso Nacional aprovou o Orçamento para 2023, que estabelece um salário mínimo de R$ 1.320. A medida já está em vigor, apesar de ainda não ter sido sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesse sentido, o piso dos benefícios do INSS tem como base o novo salário mínimo.
Calendário de pagamentos do INSS em 2023
Entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro, o pagamento referente a janeiro será feito para quem recebe até um salário mínimo. Já os depósitos para quem recebe renda mensal acima do piso nacional serão feitos a partir de 1º de fevereiro.
Assim, para saber o dia do seu pagamento, basta verificar o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito, que aparece depois do traço. Conforme o INSS, para os segurados que recebem seu benefício há algum tempo, considera-se a data habitual.
Confira o calendário completo de janeiro, a seguir:
- 25 de janeiro – número final do benefício 1;
- 26 de janeiro – número final do benefício 2;
- 27 de janeiro – número final do benefício 3;
- 30 de janeiro – número final do benefício 4;
- 31 de janeiro – número final do benefício 5;
- 1 de fevereiro – número final do benefício 6;
- 2 de fevereiro – número final do benefício 7;
- 3 de fevereiro – número final do benefício 8;
- 6 de fevereiro – número final do benefício 9;
- 7 de fevereiro – número final do benefício 0.
Consulta do benefício pelo Meu INSS
Por fim, os interessados podem consultar o benefício por meio do site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS).
Nessas plataformas, você poderá ter acesso a uma variedade de serviços do Instituto, como agendamentos, solicitações, extratos do imposto de renda, pagamento de benefícios, entre outros.
Além disso, esses serviços estão disponíveis na Central de Atendimento do INSS, através do telefone 135.