Gerir o estoque e atender aos clientes de uma forma eficaz são prioridades em todos os negócios, por esse motivo é muito importante escolher o modelo de vendas adequado, afinal isso acaba se refletindo em todas as áreas do empreendimento.
É importante notar que ambas as modalidades apresentadas a seguir possuem vantagens e desvantagens, justamente por isso é sempre bom refletir com cautela a respeito de qual estratégia adotar.
1. Varejo
A venda nessa modalidade é realizada direto para o consumidor final, as mercadorias são negociadas individualmente ou em quantidades reduzidas e geralmente atendem pessoas físicas. Os principais exemplos são: supermercados, farmácias e lojas de roupas.
A maior vantagem se dá pela negociação direta com o consumidor final, dessa maneira o lucro unitário é mais alto e pode-se ter uma gama ampla de clientes.
Em 2019, a movimentação de todo o setor varejista esteve na casa de R$ 1,9 trilhão.
2. Atacado
Nesse modelo de atividade, trabalha-se com a compra, venda e distribuição de grandes quantidades de produtos. Dessa maneira, os valores individuais são reduzidos e as vendas são de valores mais elevados — geralmente para pessoas jurídicas.
A relação comercial acaba sendo mais estável nas negociações no atacado, por isso existe a vantagem de facilitar o planejamento financeiro e a previsibilidade do fluxo de caixa.
O faturamento dessa área em 2019 foi de R$ 261,9 bilhões.
Ao analisar esses dois modelos, é possível perceber que as maiores diferenças entre o atacado e o varejo são o público-consumidor e o volume de mercadorias envolvido em cada transação.
Existem inúmeras possibilidades de inserção e crescimento no comércio, em ambas as áreas. Ainda assim, é sempre importante alinhar o modelo de vendas escolhido com o plano de marketing da companhia e as características das mercadorias que serão negociadas.