Criado em 2015 pelo governo federal, a Identidade Jovem, mais conhecido como ID Jovem, é um documento gratuito de emissão virtual que oferece aos jovens de baixa renda a possibilidade de acessar benefícios de meia-entrada em eventos artísticos-culturais e esportivos.
Além disso, o ID jovem também concede duas vagas gratuitas e duas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviária na categoria convencional; e a isenção do pagamento de taxa para emissão de Carteira de Identidade Estudantil.
O ID Jovem tem o objetivo de garantir aos jovens de baixa renda a possibilidade de usufruir dos direitos estabelecidos no Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013). Até o momento, mais de 3,6 milhões de pessoas já foram beneficiadas com o ID Jovem.
Quais requisitos para obter o ID Jovem?
Para conceder o ID Jovem, o governo federal exige o cumprimento de alguns requisitos. Veja, a seguir, quais são eles:
- Jovens com idade entre 15 e 29 anos e que sejam de baixa renda;
- Ter renda familiar mensal de até dois salários-mínimos (R$ 2.640 atuais);
- Estar inscrito no CadÚnico. Os dados devem estar atualizados.
Como o obter o ID Jovem?
Os jovens com idade entre 15 e 29 anos que atendam todos os requisitos listados acima podem solicitar o ID Jovem por meio do aplicativo ID Jovem 2.0 (Android e iOS) ou do site do benefício.
Ao acessar o app ou site, o interessado deve informar os seguintes dados: Número de Identificação Social (NIS); nome completo; data de nascimento; e nome da mãe.
Para emitir a carteira do ID Jovem, o interessado deve acessar este site. O documento é válido por seis meses. Após esse prazo, ele pode ser renovada por igual período.