No Brasil, durante as cerimônias de posse dos presidentes eleitos, um veículo chama atenção no desfile: o famoso Rolls-Royce Silver Wraith. Em suma, a Rolls-Royce é uma marca britânica, fundada em 1904 e considerada a marca de automóveis mais luxuosa do mundo. Seus fundadores são Charles S. Rolls e Henry Royce.
Charles S. Rolls era um verdadeiro aristocrata, vindo de uma família de proprietários de terras e com estudos na prestigiosa Universidade de Cambridge. Aos 27 anos, ele havia batido o recorde mundial de velocidade terrestre (150 km/h) e era apaixonado por balões de ar quente, além de ser fã de carros de luxo.
Henry Royce, 41 anos, filho de um moleiro, era engenheiro mecânico, empresário e proprietário de uma fábrica de guindastes e dínamos. Além disso, tinha duas obsessões: os automóveis e a perfeição de suas obras. Juntos, eles criaram a marca de sucesso Rolls-Royce.
Desde 1998 pertence à BMW, sendo sua principal rival a britânica Bentley. Assim, a Rolls-Royce é provavelmente a marca preferida da realeza e da aristocracia, pois, historicamente, sempre se dedicou a criar carros grandes e exclusivos, construídos à mão e ao alcance de poucos.
O carro da posse presidencial
O carro que trasporta os presidentes brasileiros durante a cerimônia de posse é o modelo Silver Wraith, fabricado em 1952, na Inglaterra. Ele chegou ao país em um navio de Londres com destino ao Rio de Janeiro, em 1953.
Desde então, o automóvel pertence à Presidência da República e conduziu os presidentes durante os desfiles oficiais na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
O Rolls-Royce Silver Wraith foi usado pela primeira vez, em solo brasileiro, pelo presidente Getúlio Vargas em 1953, na solenidade do Dia do Trabalho. A partir de então, o veículo se tornou indispensável nas cerimônias de posse dos governantes do país, começando com Juscelino Kubitschek, em 1956.
Seu motor conta com seis cilindros em linha da Bentley com 4,6 litros. Além disso, possui um câmbio manual com alavanca na coluna de direção e quatro marchas.
O modelo chegou a ser restaurado em 2001, mas sempre passa por manutenção preventiva antes de ser exibido ao público nas cerimônias presidenciais e nos desfiles comemorativos, como o que ocorre no dia 7 de setembro.
Com relação ao valor, no país, apenas dois modelos estão disponíveis: o Rolls-Royce Ghost e o Rolls-Royce Cullinan Black Badge. Seus preços variam entre R$ 6,8 milhões e R$ 7,7 milhões, de acordo com a tabela Fipe.
Por fim, além do Brasil, países como Grécia, Irlanda, Dinamarca e Holanda também usam modelos do Silver Wraith da mesma época como carro oficial.