O lote adicional do abono salarial PIS/Pasep foi liberado em outubro pela Caixa Econômica Federal. Dos 1 milhão de trabalhadores que têm direito a receber o benefício, aproximadamente 106 mil ainda não sacaram os valores.
Esse lote extra do abono PIS/Pasep é referente aos benefícios que foram revisados, por decisões judiciais, e também aos abonos antigos, referentes aos anos-base de 2016 a 2020, e que ainda não tinham sido sacados pelos trabalhadores. O valor máximo do benefício é de R$ 1.212, correspondente ao salário mínimo atual.
Quem tem direito a receber o abono extra PIS/Pasep
Os trabalhadores que têm direito ao recebimento do benefício são aqueles que atuam nas iniciativas pública e privada — o valor depende dos meses trabalhados. Veja, a seguir, quem pode receber o abono:
- Trabalhadores cadastrados no PIS há, no mínimo, cinco anos;
- Pessoas cuja remuneração mensal média foi até dois salários mínimos (R$ 2.424) por mês nos anos-base (de 2016 a 2020);
- Trabalhadores que exerceram atividade remunerada para pessoa jurídica por, no mínimo, 30 dias, consecutivos ou não, nos anos-base;
- Pessoas que têm os dados atualizados corretamente pelos empregadores junto aos sistemas da
- Relação Anual de Informações social (Rais) ou do eSocial;
Para conferir sua situação e saber se você tem direito ao recebimento, é possível ligar para os seguintes atendimentos telefônicos:
- 158;
- 111;
- 0800-7260207, opção 3 – 2.
A consulta também pode ser realizada pelo site do Governo ou através dos aplicativos Caixa Tem, Caixa Trabalhador e Carteira de Trabalho Digital. A opção de saque do abono extra ficará disponível até o dia 29 de dezembro de 2022.