Pensando no público de clientes negativados, a Caixa Econômica Federal lançou uma linha de crédito especial, chamada Crédito Penhor Caixa. Diferentemente do que acontece em outros modelos de financiamento, esse plano de empréstimo não exige uma análise do perfil financeiro de quem solicita o dinheiro.
Isso significa que, mesmo estando com o nome sujo, é possível solicitar empréstimos e conseguir valores entre R$ 50 e R$ 100 mil. O critério principal para conseguir o dinheiro, no entanto, é que o cliente confie ao banco algum item de valor, que serve como garantia de pagamento — por isso o nome do programa é Crédito Penhor.
É o objeto entregue ao banco que definirá o valor total do empréstimo liberado. A avaliação do item é feita presencialmente, em uma das agências da Caixa que oferecem essa modalidade de empréstimo.
Como funciona o empréstimo para negativados
Todo cliente que recorrer ao empréstimo através do Crédito Penhor Caixa tem um prazo que varia de 30 a 180 dias para quitar a dívida. As taxas de juros são de 2,25% por mês e, para conseguir participar do programa, é preciso cumprir alguns critérios:
- Conferir quais agências da Caixa Econômica Federal oferecem o Penhor;
- Ir até uma agência com o objeto que será penhorado;
- Levar documentos pessoais: RG, CPF e comprovante de residência;
- Pedir atendimento a um funcionário da Caixa;
- Depois da análise do objeto, negociar o prazo e os detalhes do contrato.
Depois de assinar o documento oficializando o empréstimo, o valor é transferido para a sua conta bancária. Lembre-se de que o objeto só será devolvido depois que a dívida estiver quitada.
Entre os itens que são aceitos pelo Crédito Penhor Caixa estão:
- Joias;
- Pedras preciosas;
- Metais nobres;
- Pratarias;
- Relógios;
- Canetas de valor;
- Diamantes;
- Pérolas.
O seu saldo do FGTS também pode ser negociado e entrar como garantia na hora de efetuar o empréstimo. Quando essa é a forma de financiamento, o saldo do FGTS fica bloqueado até a quitação da dívida.
Se tiver mais dúvidas sobre o empréstimo para negativados, entre em contato com as centrais de atendimento da Caixa. Os números são 4004 0104 para capitais e regiões metropolitanas e 0800 104 0104 para demais municípios.