A manhã desta quinta-feira (29) começou movimentada para brasileiros que tentavam fazer transferências bancárias via Pix, mas não conseguiram finalizar a operação.
Com o tempo, vários comentários foram feitos nas redes sociais, todos de pessoas afirmando que, ao tentar realizar a transferência, o serviço não era concluído.
Pela manhã, um dos assuntos mais comentados no Twitter era o Nubank, embora existam relatos de usuários enfrentando os mesmo problemas em outros bancos nacionais.
O Nubank afirmou que lamenta pelo número de ocorrências e que está fazendo ajustes para que as transferências possam ser feitas normalmente em breve.
Embora o assunto tenha sido ampliado entre os internautas, o Banco Central afirmou que o serviço está funcionando normalmente.
Transferência via Pix
O Pix é um modelo de transferência bancária, criado pelo Banco Central, e que facilita a vida dos brasileiros por ser instantâneo e não cobrar taxas para a pessoa física pagadora.
Implementado em 2020, o Pix foi pensado para ser versátil, rápido e seguro, ideal para ser utilizado em conta poupança, conta corrente ou conta de pagamento pré-paga.
Atualmente, diversos estabelecimentos aceitam que o pagamento seja feito via Pix, com alguns descontos, inclusive. A ferramenta colabora com a eletronização do mercado de pagamentos no país e também pode ser usada para que beneficiários dos programas do governo recebam pagamentos.
Golpes do Pix
Infelizmente, existem organizações criminosas que se aproveitaram da novidade para desenvolver alguns golpes, por isso é importante adotar medidas de segurança e se proteger da ação dos criminosos.
Os golpes mais comuns incluem o envio de chaves e códigos falsos e também a criação de perfis que se passam por gerentes bancários.
Por isso, lembre-se de que nenhum banco entra em contato com seus clientes para avisar a respeito das operações financeiras agendadas ou que já foram realizadas.