O trabalhador que tem carteira assinada e recebe um pagamento de, em média, dois salários mínimos mensais tem direito a participar do Programa de Integração Social (PIS), voltado a funcionários da iniciativa privada.
É preciso, também, que o beneficiário tenha trabalhado durante, no mínimo, 30 dias no ano-base do pagamento e que tenha feito o cadastro no PIS há, pelo menos, cinco anos. O empregador deve atualizar o cadastro do funcionário na a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial.
Como consultar seu PIS pelo CPF?
Para usar o CPF como base para a consulta do PIS, você pode escolher uma das opções de consulta abaixo:
- Por telefone: o atendimento telefônico da Previdência Social funciona de segunda a sábado, das 07h às 22h, através do número 135. Selecione a opção 5;
- Pelo Alô Trabalho: o serviço também fornece seus dados relacionados ao número do PIS e ao abono. Ligue através do número 158.
- Pelo app da Carteira de Trabalho Digital: no aplicativo (Android e iOS), você pode saber seu número do PIS em algum contrato que esteja registrado.
- Pelo app do FGTS: o aplicativo (Android e iOS) também tem contratos registrados, nos quais conta o seu número do PIS;
- Pelos aplicativos da Caixa: tanto o Caixa Tem (Android e iOS) quanto o Caixa Trabalhador (Android e iOS) possuem seu número do PIS.
- Pelo site Meu INSS: Acesse o portal, preencha seus dados de cadastro e confira as suas informações registradas.
- Pelo site do Cnis: o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) também pode ser consultado. Lá, vá em “Cidadão” e faça sua inscrição no menu, que fica no canto superior esquerdo da tela.