Universitários que fizeram empréstimos através do Fundo de Financiamento da Educação (Fies) e que estão inadimplentes podem negociar a dívida, desde o primeiro dia de setembro, e conseguirem descontos importantes.
Esses descontos, que chegam a até 99%, são válidos para aqueles estudantes que puderem quitar as dívidas à vista. O prazo para essa negociação é até o dia 31 de dezembro deste ano.
Como negociar suas dívidas do Fies
Para negociar sua dívida com o Fies, você pode ir presencialmente em uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) ou do Banco do Brasil (BB). A novidade é que, agora, o Fies também pode ser negociado de forma remota, através de um novo aplicativo.
O desconto de até 99% é voltado aos universitários que estão com mais de 5 anos de atraso no pagamento de suas parcelas.
Quem tem mais de um ano de inadimplência também pode pedir desconto se quiser quitar a dívida. Nesse caso, é preciso que o estudante esteja inscrito no CadÚnico ou tenha recebido o Auxílio Emergencial em 2021.
Simulações
A forma mais simples de descobrir se você tem direito ao desconto é por meio das simulações de quitação da dívida, que podem ser feitas na página de negociação dentro da plataforma estipulada pelo banco com o qual você negociou o financiamento.
A renegociação deve seguir estes critérios:
- Estudantes sem atraso de pagamento podem ter desconto de 12% em relação às parcelas que ainda serão pagas, contanto que o pagamento seja à vista;
- Estudantes com atraso de 90 dias podem não precisar pagar os encargos e ganhar desconto de 12% do valor principal no pagamento à vista. Há a possibilidade de parcelar a dívida, sem descontos, em até 150 vezes, se o valor mínimo da parcela for de R$ 200;
- Estudantes com mais de 1 ano de atraso podem receber desconto de 92% no valor total da dívida, contanto que paguem à vista. Essa condição é válida para quem está inscrito no CadÚnico ou recebeu o Auxílio Emergencial em 2021;
- Estudantes com mais de 5 anos de atraso podem ter desconto de 99% no valor total da dívida, para o pagamento à vista. A condição também é válida somente para inscritos no CadÚnico ou beneficiários do Auxílio Emergencial em 2021.
A renegociação das parcelas pode ser feita através do app Fies Caixa (Android e iOS). Mais informações estão disponíveis no site do Fies da Caixa ou pelo telefone 0800-726-0101.
Se você fez o financiamento pelo Banco do Brasil, acesse o app do banco ou o site. A central de atendimento BB funciona pelo telefone 0800-729-0001 ou por WhatsApp através do número (61) 4004-0001.