Auxílio Gás não terá repasses no mês de setembro. É importante lembrar que o benefício é pago de maneira bimestral. Como o repasse anterior ocorreu em agosto, a expectativa é de que os novos valores sejam disponibilizados em outubro. O valor atualizado do Auxílio Gás, no entanto, ainda não foi divulgado.
No mês de agosto, o Auxílio Gás foi pago no valor de R$ 110, sendo destinado a 5,6 milhões de famílias. Importante lembrar que os valores médios integrais da unidade do botijão serão pagos até o final de 2022.
Assim, a partir de janeiro de 2023, os repasses voltarão a ser correspondentes ao valor médio de 50% do botijão de gás de 13 kg, considerando o levantamento da ANP.
Calendário do Auxílio Gás: mês de outubro
O Auxílio Gás possui o mesmo cronograma de pagamentos do Auxílio Brasil, considerando o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). O repasse é realizado por meio da Caixa Econômica Federal nas contas sociais digitais.
Deste modo, em outubro, o Auxílio Gás será liberado da seguinte maneira:
- 18 de outubro de 2022: beneficiário com NIS final 1;
- 19 de outubro de 2022: beneficiário com NIS final 2;
- 20 de outubro de 2022: beneficiário com NIS final 3;
- 21 de outubro de 2022: beneficiário com NIS final 4;
- 24 de outubro de 2022: beneficiário com NIS final 5;
- 25 de outubro de 2022: beneficiário com NIS final 6;
- 26 de outubro de 2022: beneficiário com NIS final 7;
- 27 de outubro de 2022: beneficiário com NIS final 8;
- 28 de outubro de 2022: beneficiário com NIS final 9;
- 31 de outubro de 2022: beneficiário com NIS final 0.
É possível conferir mais informações sobre os benefícios sociais por meio de plataformas criadas pelo Governo Federal. Uma das opções é o aplicativo do Caixa Tem (Android e iOS).
É possível fazer consulta por telefone, ligando para número 111 da Caixa Econômica Federal ou para o 121 do Ministério da Cidadania.
Quem tem direito ao Auxílio Gás?
O Auxílio Gás é destinado às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica que estejam em um dos grupos:
- Família com renda mensal, per capita, de até meio salário mínimo (R$ 606), desde que possua inscrição no CadÚnico;
- Família que possua algum membro inscrito no Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A inscrição acontece automaticamente pelo Ministério da Cidadania. Mesmo que a pessoa cumpra com as regras para acessar o programa, no entanto, há uma prioridade nos pagamentos do Auxílio Gás.
As mulheres que foram vítimas de violência doméstica, famílias com renda menor e famílias inscritas no Auxílio Brasil estão entre os grupos com preferência.